Cooperativa Mista Agroextrativitsa do Rio Unini ‐ COOMARU
- Localização
- Barcelos, AM
- Apoiado em
- 2016
- Áreas atendidas
- Desenvolvimento Socioeconômico
Pactos da Castanha no Rio Negro
Aumento da produção e formas mais justas de negociação da castanha do Pará “in natura”.
Rio Negro, na Amazônia, é uma região de baixos níveis de desmatamento e grande conservação da biodiversidade. O potencial extrativista de produtos florestais não madeireiros como a castanha é alto, mas os atravessadores acabam reduzindo a remuneração da atividade. Muitas famílias produtoras habitam comunidades ribeirinhas de difícil acesso, com meios de comunicação, saúde e educação precários, o que contribui para o êxodo rural.
A COOMARU é uma organização comunitária que impulsiona a comercialização e o processamento de produtos, garantindo renda, assegurando a identidade cultural e o uso equilibrado dos recursos naturais. A Cooperativa conseguiu aumentar a produção e melhorar a negociação de preço da castanha para seus associados. O projeto pretende formar o “Pacto da Castanha” com formas mais justas de comercialização e negociação da castanha do Brasil “in natura”.
Com o apoio da BrazilFoundation a Cooperativa propõe:
• Estabelecer negócios mais justos e transparentes de comercialização da castanha do Brasil in natura;
• Formar o “Pacto da Castanha” ao levar para outras bacias do Rio Negro uma forma mais justa de negociação;
• Fomentar acordos de comercialização entre castanheiros, organizações de base, usinas de beneficiamento e empresas de transformação que sejam justos e rentáveis.
Impacto
200 castanheiros ribeirinhos e indígenas com formas mais justas de comercialização
Lideranças empoderadas para melhores estratégias de negociação
Geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos associados
“A localização geográfica do Rio Unini, área central no Médio Rio Negro, permite sinergias comerciais com comunidades ao longo de toda a bacia.”