Como apoiamos

Multiplicando impacto social no Brasil

Processo de seleção

Carta convite ou Edital

Convidamos organizações da sociedade civil a submeterem propostas focadas na melhoria das condições socioeconômicas e promoção da justiça social em todo o Brasil.

Recebimento e análise de propostas

As propostas devem ser inovadoras, com metodologia articulada com clareza, ter apoio da comunidade, potencial transformador, de gerar escala e/ou de influenciar políticas públicas.

Entrevistas e/ou visitas de campo

Visitamos anualmente as organizações finalistas para conhecermos de perto o trabalho, as comunidades atendidas e assegurar que os recursos serão investidos nos programas mais promissores.

Avaliação detalhada

Após as visitas, nossa equipe programática prepara recomendações para um Comitê de Seleção, composto por integrantes da equipe, conselho e pessoas voluntárias com competências técnicas no setor, que escolhe as OSCs com maior capacidade de gerar impacto.

Nossos editais

Empreendorismo
Negro

Promoção da autonomia e sustentabilidade de pessoas negras em diversas áreas econômicas.

Equidade de Gênero

Fortalecimento dos direitos de mulheres, meninas e da população LGBTQIA+.

Meio Ambiente & Mudanças Climáticas

Conservação da biodiversidade, do solo e dos mananciais nos biomas brasileiros por meio da garantia de direitos de populações tradicionais.

Educação

Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem para crianças e adolescentes.

Visão geral

No Brasil, a falta de igualdade de direitos socioeconômicos e étnico-raciais para as populações sub-representadas é uma realidade complexa a ser enfrentada e inviabiliza um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente seguro.

Conectar

Conectamos pessoas e instituições que desejam promover equidade social e oportunidades para toda a população brasileira com organizações sociais que trabalham para resolver as demandas de seus territórios.

Colaborar

Atuamos como agregadores, incentivando parcerias de transferência de metodologia e oportunidades de co-investimento que reduzem ineficiências e fortalecem o investimento social.

Financiar

Focamos em responder às necessidades articuladas pelas comunidades que fazemos parte, bem como definir estratégias para temas e regiões específicas.

Capacitar

Além do apoio financeiro, trabalhamos em estreita colaboração com as organizações parceiras oferecendo apoio técnico e capacitação, além de viabilizar o fortalecimento de lideranças e metodologias por meio de intercâmbios.

Reportar

As organizações apoiadas enviam planos de trabalho e dois relatórios por ciclo anual de apoio com objetivos e metas, resultados esperados e uso dos recursos. Providenciamos relatórios de impacto às pessoas e organizações doadoras.

Investimento Social Estratégico

A BrazilFoundation apoia organizações sociais que apresentam soluções criativas de baixo custo, impacto social elevado e com potencial para serem replicadas em programas de maior escala. Além do investimento financeiro, orientamos continuamente as organizações durante o ciclo de apoio, oferecemos capacitação e contribuímos para fortalecer a atuação dentro e para além de seus territórios de atuação.

Fortalecimento Institucional

Capacitação

Todas as OSCs apoiadas recebem capacitação em fortalecimento institucional, que inclui gestão, planejamento financeiro, captação de recursos e liderança.

Monitoramento

Por meio de um monitoramento empático, colaboramos com as OSCs para aprimorar seus planos de trabalho e receber dois relatórios durante o ciclo de apoio, que apresentam os objetivos e metas, resultados esperados e uso dos recursos.

Mentoria

Orientamos continuamente as OSCs durante o ciclo de apoio e oferecemos oportunidades de fortalecer as lideranças e metodologias por meio de intercâmbios entre as lideranças.