Editais

Multiplicando impacto social no Brasil com nossos editais

Nossos editais

Fundo de Empreendedorismo Negro

Apoio a OSCs aceleradoras de empreendimentos de pessoas negras, que construam um ecossistema de apoio a empreendedoras e empreendedores negros por meio da formação em negócios, acesso a capital e formação de cadeia de fornecedores, a fim de garantir que cheguem à sua autonomia financeira e a um futuro mais justo.

Fundo de Equidade de Gênero

Apoio a iniciativas que visam fortalecer advocacy (defesa e ações em favor de uma causa) e iniciativas inovadoras no enfrentamento à violência de gêneros; empoderamento socioeconômico e acesso aos direitos reprodutivos e de saúde em geral de mulheres, meninas e da população LGBTQIA+.

Fundo do Meio Ambiente & Mudanças Climáticas

Apoio a iniciativas que atuam pelos direitos de populações tradicionais; para garantir meios de vida com estratégias de manejo sustentável de recursos naturais; e para conservar, gerir e restaurar a biodiversidade, solo e mananciais nos 6 biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal).

Fundo de Educação

Apoio a OSCs que criam metodologias inovadoras para trabalhar com a Rede de Ensino Pública na formação de professores, gestão escolar e enfrentamento à defasagem escolar; apoiar metodologias de enfrentamento ao racismo étnico-racial na Educação e de enfrentamento à discriminação de gêneros na Educação.

Processo de seleção

Carta convite ou Edital

Convidamos organizações da sociedade civil a submeterem propostas focadas na melhoria das condições socioeconômicas e promoção da justiça social em todo o Brasil.

Recebimento e análise de propostas

As propostas devem ser inovadoras, com metodologia articulada com clareza, ter apoio da comunidade, potencial transformador, de gerar escala e/ou de influenciar políticas públicas.

Entrevistas e/ou visitas de campo

Visitamos anualmente as organizações finalistas para conhecermos de perto o trabalho, as comunidades atendidas e assegurar que os recursos serão investidos nos programas mais promissores.

Avaliação detalhada

Após as visitas, nossa equipe programática prepara recomendações para um Comitê de Seleção, composto por integrantes da equipe, conselho e pessoas voluntárias com competências técnicas no setor, que escolhe as OSCs com maior capacidade de gerar impacto.

Fortalecimento Institucional

Capacitação

Todas as OSCs apoiadas recebem capacitação em fortalecimento institucional, que inclui gestão, planejamento financeiro, captação de recursos e liderança.

Acreditar-PE

Monitoramento

Por meio de um monitoramento empático, colaboramos com as OSCs para aprimorar seus planos de trabalho e receber dois relatórios durante o ciclo de apoio, que apresentam os objetivos e metas, resultados esperados e uso dos recursos.

Mentoria

Orientamos continuamente as OSCs durante o ciclo de apoio e oferecemos oportunidades de fortalecer as lideranças e metodologias por meio de intercâmbios entre as lideranças.