Instituto de Assistência, Tratamento, Capacitação e Pesquisa em Saúde, Educação Cultura – OCA

Localização
Teresópolis, Rio de Janeiro
Apoiado em
2007
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Saci-Tererê vai à Escola

A OCA – que significa “casa” na língua indígena tupi-guarani – atua desde 2003 na região serrana de Teresópolis desenvolvendo ações que utilizam a expressão artística – música, literatura, teatro, dança – para atender crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e sofrem com o estigma e as consequências psicossociais de serem filhos de pais alcoólatras.

Em 2005, o Projeto Saci-Tererê atendeu um primeiro grupo de 20 crianças e adolescentes que participou de um laboratório de atividades artísticas. A ação resultou em uma peça de teatro, apresentada na Casa de Cultura de Teresópolis, e no lançamento do livro infantojuvenil intitulado SACI-TERERÊ, UMA HISTÓRIA DE VIDA. Em 2007, a BrazilFoundation apoiou o projeto Saci-Tererê Vai à Escola, levando a montagem teatral e o livro produzidos pelas crianças do projeto para outras seis escolas da rede municipal de ensino de Teresópolis.

Em 2006 recebeu o prêmio Cultura Nota 10 da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Unesco Brasil e em 2010 foi selecionada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.

http://www.institutooca.org.br