Associação dos Portadores de Transtorno Mental, Cuidadores e Interessados na Saúde Mental do Piauí – Âncora

Localização
Teresina (Luis Correia e Coqueiro), Piauí
Apoiado em
2012
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Pescadores em Rede

A organização ÂNCORA foi idealizada em 1997 por um professor, que após padecer de um transtorno mental passou a perceber a importância dos vínculos sociais para a saúde mental e a qualidade de vida e a lutar por ela. A família deu continuidade ao sonho do professor e hoje a associação promove atividades que ampliem a convivência familiar e fortaleçam os vínculos entre os indivíduos na sociedade.

O projeto Pescadores em Rede será realizado em uma pequena comunidade de pescadores, no município de Luis Correa, no litoral do estado do Piauí. Este município de 1700 habitantes sofre com a falta de saneamento básico (70% dos domicílios não tem sanitários) e escassez de renda (85,5% possuem renda de ¼ a 1 salário mínimo). Não há escola de ensino fundamental e o único recurso de sobrevivência é a pesca em alto mar, o que faz com que os jovens não tenham perspectivas de futuro e enfrentem problemas como o aumento de consumo de álcool e exploração sexual. Este cenário de vulnerabilidade se traduz no enfraquecimento do capital social, impactando na capacidade da comunidade em transformar sua realidade. Nos últimos dois anos uma associação de pescadores, uma associação de donos de bares e uma associação de moradores, foram desativadas.

Com o apoio da BrazilFoundation, a Organização irá contribuir para o processo de emancipação pessoal e comunitária, com atividades de lazer e integração familiar, de formação de lideranças e organizações de cooperativas.