Companhia Teatral Queimados Encena

Localização
Queimados, Rio de Janeiro
Apoiado em
2012
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Queimados Encena

A região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, é composta por 13 municípios e uma população total de quase quatro milhões de habitantes. É uma área caracterizada por grandes problemas sociais, altos índices de pobreza, violência e carência de acesso a bens e serviços sociais e culturais. Apesar de sua riqueza histórica, diversidade e efervescência cultural, a região carece de políticas que promovam a produção, fruição e o intercâmbio cultural e artístico entre os municípios da região.

Neste contexto, a Companhia Teatral Queimados Encena, criada por um grupo de ativistas culturais no Município de Queimados, vem se estabelecendo como um pólo de ações, apoio, formação e divulgação artística para toda a região da Baixada. Em 2007, foi alugado um imóvel para ser a sede do Espaço Cultural Queimados Encena, iniciativa custeada pelos próprios membros da companhia teatral. Desde então, o grupo vem lutando para garantir a apresentação das mais variadas expressões artísticas e a realização de oficinas diversas, em parceria com os vários grupos artísticos da região.

O apoio da BrazilFoundation possibilitará a realização de oficinas gratuitas de teatro e música e espetáculos, desenvolvidos pelos próprios artistas da região, garantindo aos moradores da baixada e alunos de escolas públicas o acesso a manifestações culturais.

http://queimadosencena.com.br/