Para uma plateia de 25 pessoas reunidas na casa da CEO da BrazilFoundation, Patricia Lobaccaro, em abril, Leonardo Letelier falou sobre o trabalho da “sitawi – Finanças para o Bem” que criou para dar suporte ao desenvolvimento da infraestrutura financeira para o setor social.
A sitawi é o primeiro fundo social que oferece crédito ao Terceiro Setor no Brasil. Desde 2009, concedeu empréstimos no valor total de US$ 1 milhão, distribuídos entre dez organizações. Durante a palestra, Leonardo Letelier ressaltou a importância do investimento da sociedade em intermediários financeiros e no desenvolvimento e profissionalização das organizações responsáveis pela aplicação dos fundos e arrecadações.
Atualmente, as fronteiras entre o setor privado e Terceiro Setor estão cada vez menores. As empresas estão interessadas no impacto social e as organizações do Terceiro Setor estão mais focadas em novos modelos de gestão que garantam sua sustentabilidade. Letelier falou um pouco do crescimento do setor de negócios sociais e deu exemplos de vários modelos em crescimento no Brasil.
A sitawi ganhou o prêmio beyondBanking BID para investimentos socialmente responsáveis em 2011. Antes de estabelecer a empresa, Leonardo, que é graduado em Engenharia Industrial pela USP e tem MBA pela Harvard Business School, trabalhou para a McKinsey por 8 anos. Ele esteve em Nova York, em rápida passagem, antes de participar da conferência de Impacto no Estado, promovido pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, em Washington DC.