O Embaixador da BrazilFoundation Austrália e famoso jogador de futebol australiano, Harry O’Brien, visitou a sede da Fundação no Rio de Janeiro, no dia 09 de novembro, quando foi recebido pela diretora executiva da BrazilFoundation, Susane Worcman e encantou toda a equipe.
Na visita, Harry contou um pouco de sua história de superação. “Eu sofria muito preconceito na Austrália. A Austrália é moderna, mas atrasada socialmente. Na minha adolescência sempre me perguntavam: ‘você é de onde?’ e eu falava que nasci no Brasil e falavam ‘então você é brasileiro!’ Ele falou ainda sobre o motivo que o levou a entrar para o futebol local: “para me integrar na cultura australiana e fazer amizades, fui fazer o que todos estavam fazendo, jogar futebol.”
Harry tem 25 anos e desde os 18 joga no Collingwood Football Club. Quando foi questionado sobre o motivo que leva um jovem bem sucedido a ser tão dedicado ao Terceiro Setor, Harry foi categórico: “a verdadeira doença não existe no corpo, existe na cabeça das pessoas que são capazes de aliviar o sofrimento dos outros e não fazem.”
O atleta nasceu no Morro da Serrinha, em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, e é filho de uma dançarina brasileira e de um bailarino congolês. Aos três anos de idade, foi morar na Austrália. Voltou ao Brasil quando adolescente já em busca de suas origens.
No Rio, Harry se hospeda sempre na casa de sua tia, que mora na Serrinha e é responsável pela manutenção do Jongo como elemento de perpetuação da identidade da comunidade. Através da BrazilFoundation, Harry apoiou o Jongo da Serrinha possibilitando a continuidade dessa manifestação na comunidade. Ao final do encontro, Harry reafirmou sua ligação com a BrazilFoundation Austrália.