Emoção e aprendizado. Essas são as palavras que definem o encontro promovido pela BrazilFoundation que reuniu as 26 organizações selecionadas para receber apoio em 2013, além das três apoiadas pelo Fundo Carioca já em execução. Dos dias 17 a 20 de maio, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, 58 gestores e as equipes dos escritórios de Nova Iorque e do Rio de Janeiro, além de membros do Conselho Diretor da Fundação, participaram do evento. A opinião unânime é que foi uma inesquecível oportunidade para se conhecerem, compartilhar ideias e trocar experiências.
O encontro marcou o início do apoio às organizações, que terão o acompanhamento da equipe de Monitoramento da BrazilFoundation e receberão orientações para uma gestão eficiente e uma comunicação estratégica para o desenvolvimento dos projetos.
Uma peça, encenada pelo grupo de teatro da Fundação, Artistas de Nós, abriu o encontro narrando a história da BrazilFoundation e emocionou a todos ao mostrar fotos de pessoas e momentos que marcaram a trajetória da Fundação. Os gestores se apresentaram, falando um pouco sobre o trabalho da organização e sua motivação pessoal para estar atuando nas comunidades.
No segundo dia, dando início às oficinas de trabalho, os representantes das organizações, vindos de 16 estados, foram divididos em turmas de Comunicação Institucional e Planejamento e Gestão Institucional, temas de extrema importância para organizações sociais que objetivam afinar as ferramentas necessárias para que possam alcançar os melhores resultados nos projetos e organizações em que atuam. No terceiro dia foram revistos, com orientação dos facilitadores, os Planos de Trabalho apresentados à BrazilFoundation. Completando as informações, o advogado Ricardo Campelo fez uma palestra sobre orientações jurídicas para organizações sociais.
Encerrando as atividades, a equipe de Monitoramento da BrazilFoundation fez um encontro individualizado com cada organização e a CEO da Fundação, Patrícia Lobaccaro, falou sobre Mobilização de Recursos, fornecendo sugestões de fundações, institutos, governos, embaixadas e empresas que fazem investimentos sociais e dando algumas orientações.