Perfil: Christiano Ramos, fundador da Associação Amigos da Vida

05/07/2013 • Publicado em Sem categoria

Em 1987, Christiano Ramos descobriu aos 19 anos que havia contraído o vírus HIV. O que poderia ter sido paralisador, tornou-se sua missão de vida. Em 2000, o paraibano formado em direito, fundou a ONG Amigos da Vida, que atua em Brasília e este ano está sendo apoiada pela BrazilFoundation.

“A maior de todas as dificuldades que enfrentei foi a discriminação e o preconceito que me cercavam a todo instante, e a maneira que encontrei para superar tudo isso foi fazer de uma fatalidade da vida uma razão do meu viver”, lembra Cristiano.

A Associação Amigos da Vida é a única Organização Social na região que presta assessoria jurídica a pessoas com HIV/AIDS e seus familiares. Realizam em média 250 atendimentos por mês, com um trabalho multidisciplinar que envolve médicos, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Trabalham em rede junto com a Defensoria Pública, a Comissão de Direitos Humanos e a Vara da Infância.  A organização tem parceria ainda com hospitais públicos onde as assistentes sociais encaminham formalmente os pacientes à ONG. Possuem também ações voltadas para o público infantil, com um projeto de brinquedotecas  dentro de hospitais que atendem crianças com HIV.

Para Christiano o caminho ainda é longo, mas muitas conquistas já foram alcançadas: “o objetivo maior a ser alcançado pela organização que segue a minha liderança é levar aos quatro cantos do mundo, com uma atenção especial às crianças que tiveram sua inocência roubada pela AIDS, o acolhimento e a disseminação do vírus da solidariedade humana para que nós, portadores de HIV/AIDS, possamos viver e conviver em uma sociedade com justiça social, igualdade, liberdade e respeito à vida”.