Tempo, espaço, segurança e um governo centrado no cidadão foram as impressões que Susane Worcman, Diretora Executiva da BrazilFoundation, trouxe ao falar da Austrália, país de onde chegou depois de um mês de trabalho na Queesland University of Technology, QUT, em Brisbane na Austrália.
Australian Leadership Awards Fellowship Program foi o responsável por organizar as atividades do grupo da América Latina, cujo coordenador foi a RACI de Buenos Aires, Argentina. O foco do programa era Inclusão Social e Leadership Management, sendo composto de oficinas de capacitação, visitas locais a entidades sociais, debates e mesas redondas.Susane, que era a única representante do Brasil dentre oito argentinos e um paraguaio, confessa com humor: “Entre espanhol, portunhol e inglês da Austrália, já não encontrava palavras em língua nenhuma”.
Ao final do programa, cada participante deveria apresentar um Action Plan (Plano de Ação), utilizando algumas das técnicas trabalhadas para implementar em sua organização na volta. Os resultados serão apresentados depois de seis meses.
“Além de todo o aprendizado, foi extremamente enriquecedor compartilhar os desafios e as conquistas com outros representantes de ONGs da América Latina em uma convivência diária durante um mês entre nove pessoas que não se conheciam anteriormente e se tornaram companheiros verdadeiros na luta por objetivos comuns”, avalia Susane.
Nessa viagem, Susane aproveitou para conhecer Andre Levy, paulista residente na Austrália há sete anos, que está desenvolvendo uma afiliada da BrazilFoundation na Austrália e está muito entusiasmado com o projeto.
“É uma experiência marcante viver em uma cidade onde o cidadão é o principal dono do espaço, a educação é um foco importante e cuidado e onde você sente a presença do respeito e do zelo com cada indivíduo”.
Susane Worcman