O desenvolvimento de um sistema para reaproveitamento da água da chuva rendeu ao CEPFS (Centro de Educação Popular e Formação Social) o Prêmio Mandacaru, através do qual o governo federal reconhece, “Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido.” O CEPFS, que atua no sertão paraibano, ganho o prêmio na categoria Replicação de Práticas Inovadoras. A iniciativa faz parte do Programa Cisternas, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem o objetivo de identificar e estimular produções científico-tecnológicas e práticas exitosas e replicáveis desenvolvidas no semiárido brasileiro para o acesso, manejo e conservação da qualidade da água.
O prêmio de R$ 100 mil reais será utilizado para ampliar o projeto que já beneficiou quase 600 pessoas. A iniciativa foi desenvolvida com o apoio da BrazilFoundation, que acompanha o CEPFS desde 2006. “(O prêmio) é uma importante conquista institucional para a qual a BrazilFoundation foi fundamental”, destacou José Dias, fundador e coordenador do CEPFS.
O CEPFS atua no município de Teixeira, na Paraíba, desenvolvendo, difundindo e acompanhando tecnologias inovadoras e de baixo custo para captar, armazenar e gerenciar recursos hídricos, utilizados para consumo, criação de animais e irrigação agrícola.