Há anos a BrazilFoundation organiza palestras com lideres do terceiro setor. Na noite de sexta-feira passada foi à vez de David Hertz falar sobre sua organização, Gastromotiva, que fundou para usar a gastronomia como ferramenta de inclusão social. A ONG oferece um curso de culinária para alunos de comunidades baixa renda; apos a formação, 93 % dos graduados ganham inserção no mercado de trabalho. A Gastromotiva foi apoiado pela BrazilFoundation no ano passado.
Para ilustrar os conceitos por traz de sua escola culinária, David preparou um xinxin de galinha, com a participação de seu amigo, o chef Alex Atala do restaurante D.O.M. Alex está em NY para o lançamento do seu livro “D.O.M.: Rediscovering Brazilian Ingredients” publicado pela Phaidon, e que tem prefacio do chef Alain Ducasse. Alex contou para os convidados um pouco sobre o seu livro e sua experiência na Amazônia, e a grande importância dos ingredientes e dos processos. “Acredito que a culinária é o elo mais importante entre a cultura e a natureza”, comentou Alex.
Enquanto isso, David Hertz se prepara para o primeiro jantar beneficente da gastromotiva em NY, que será no restaurante Eleven Madison Park, no dia 10 de fevereiro. O jantar será comandado por outro fera da gastronomia, o chef Daniel Humm.