Um mapa do Brasil coberto de objetos que representam a diversidade do trabalho de organizações sociais apoiadas este ano. Assim começou o Encontro de Líderes Sociais da BrazilFoundation, que aconteceu de 14 a 17 de agosto em Itaipava, no Rio de Janeiro, e reuniu 46 líderes vindos de diversos lugares do Brasil num espaço rico de trocas e aprendizados.
Durante três dias, os líderes se dividiram em oficinas que abordaram temas sobre planejamento estratégico, gestão financeira, indicadores sociais, estratégias de mobilização de recursos, o papel da liderança, com direito ainda à Oficina de Capoeira no início do dia com Mestre Magrão, do Filhos da Corrente, de São Paulo.
Uma das atividades que mais empolgou os participantes foi a metodologia Peer to Peer (parceria entre colegas), na qual cada líder compartilha seu principal desafio e tem a oportunidade de ouvir ideias e sugestões dos outros.
Rony Meisler, co-criador da Reserva, marca carioca de roupa masculina, foi convidado para falar sobre suas experiências e desafios para a inovação e o empreendedorismo. “Somos idealistas e isso é a nossa marca. Nossas coleções carregam temas como diversidade sexual, família contemporânea. Acreditamos que a moda pode mudar a sociedade, e vice-versa”, afirmou Rony.
Rodrigo Bandeira, do Cidade Democrática, de São Paulo, compartilhou sua experiência com a criação de redes colaborativas para discussão de propostas de mudanças sociais e políticas a nível local e nacional. “Há redes centralizadas, hierárquicas, horizontais e descentralizadas. Mantemos uma rede pública de discussões temáticas que colabora e pensa junto onde queremos chegar. Sem saber onde queremos chegar, não chegaremos a lugar nenhum”, disse ele. Wagner Gomes da Adel, Agência de Desenvolvimento Local, no Ceará, contou sua história como empreendedor social e falou da importância de ferramentas de planejamento para um gestor de organização social que queira empreender projetos, negócios sociais e até empresas.
Fechando as atividades, uma oficina provocou o grupo a refletir sobre a importância da comunicação com diversos públicos da organização para visibilidade, captação de recursos e credibilidade. Sobre redes sociais, o grupo contou com as dicas com Rene Silva, do Jornal Voz da Comunidade, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
O encontro reuniu organizações sociais das áreas de Educação e Cultura, Desenvolvimento Socioeconômico, Participação Cívica e Direitos Humanos, Saúde e Negócios Sociais e proporcionou discussões sobre desafios comuns, soluções inovadoras e melhores práticas para a gestão organizacional. Um espaço de compartilhamento de experiências, práticas e, principalmente, fortalecimento de uma grande rede da sociedade civil organizada que atua em todo Brasil em busca da transformação social.