Aliança em prol da APA da Pedra Branca
- Localização
- Caldas, MG
- Apoiado em
- 2020
- Áreas atendidas
- Meio Ambiente
Aliança em prol da APA da Pedra Branca
Promover a revitalização ambiental da Serra da Pedra Branca, envolvendo comunidades de produtores de economia familiar
A Aliança pela Pedra Branca alia preservação e proteção ambiental com o desenvolvimento sustentável e solidário desta região, um bioma único de Mata Atlântica e zona de recargas de importantes rios que abastecem cidades de Minas Gerais e São Paulo. A região está ameaçada pelas atividades extensivas de agropecuária, mineração e plantio de eucalipto.
O trabalho de referência inclui ações de reflorestamento, educação ambiental, pesquisas, ação jurídica, participação em conselhos ambientais, além de fomentar a produção orgânica agroecológica, o turismo comunitário e a cultura popular regional como instrumentos para gerar renda e trabalho.
Com o projeto, vai criar e manter um viveiro com produção anual de 30 mil mudas nativas de Mata Atlântica, que serão distribuídas para agricultores e população em geral e usadas em ações diretas de reflorestamento.
Website: https://catarse.me/aliancapelapedrabranca
O apoio da BrazilFoundation permitirá:
● Construção do viveiro de mudas nativas de Mata Atlântica, ajudando a promover a revitalização ambiental da Serra da Pedra Branca;
● Produção de 30 mil mudas e distribuição gratuita aos moradores e produtores;
● Realizar atividades de conscientização para a necessidade de reflorestar as matas ciliares e revitalizar as nascentes;
● Realizar palestras e práticas de plantio, com produtores rurais interessados em preservar nascentes e matas ciliares em suas propriedades.
Números:
30 mil mudas de árvores nativas plantadas
6000 pessoas impactadas diretamente
25 mil pessoas da região beneficiadas
Testemunho
“Esse projeto garante a infraestrutura para uma reação local à emergência climática em que vivemos. ”
Nossa instituição será pioneira em manter um viveiro de mudas gratuitas para a recuperação e preservação de nossas matas, nascentes e rios, […] contribuindo assim para o meio ambiente saudável e sustentável para esta e futuras gerações.
“O Brasil anda na contramão da alteração do modelo de desenvolvimento frente à emergência climática. Há descaso do setor público e há guerra contra os ativistas sociais e ambientalistas. ”