Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura – AVEC

Localização
Belo Horizonte, MG
Apoiado em
2020
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura – AVEC

Empreendedorismo, programação e desenvolvimento de aplicativos para alunas do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte

Criada por educadores, a AVEC realiza ações nas áreas de educação, cultura, ecologia e assistência social com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e a formação integral de crianças e adolescentes. Por meio de parcerias com escolas públicas de Belo Horizonte e interior, realiza oficinas educativas para alunos do ensino público, promove eventos socioculturais para a comunidade e oferece programas de aperfeiçoamento para educadores.
Uma das ações é o Programa de Educação Tecnológica, que oferece atividades gratuitas de conteúdo científico e tecnológico. O projeto visa incentivar a participação feminina na área de tecnologia ao capacitar alunas do ensino médio de escolas públicas para o desenvolvimento de aplicativos, que possam contribuir para a solução de problemas reais identificados por elas. A organização adaptou o projeto para realizar atividades remotamente, enquanto não for possível as aulas presenciais.

Website: www.avecmg.org.br

Com o apoio da BrazilFoundation, a AVEC vai realizar:


● Aulas de programação, desenvolvimento pessoal, liderança, negócios e empreendedorismo;
● Contribuir para diminuir os problemas decorrentes das barreiras que mulheres e meninas enfrentam para seguir uma carreira nas ciências e tecnologia;
● Promover a inovação e aumentar as oportunidades para o exercício da liderança para mulheres e meninas;
● Estimular o olhar e a reflexão das participantes sobre suas comunidades para aprimorar a noção de cidadania e responsabilidade compartilhada no desenvolvimento de soluções.
Números:
40 alunas aprendendo sobre programação e empreendedorismo
Desenvolvimento de competências e habilidades de meninas
Adolescentes construindo seus projetos de vida

Testemunho

“Investir no desenvolvimento de competências das meninas para que possam identificar seus interesses, valores e objetivos, apoiando-as na construção do seu projeto para a vida adulta”.