Associação Renascer Mulher

Localização
Salvador, BA
Apoiado em
2017
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Hoje Menina, Amanhã Mulher

Autonomia e desenvolvimento pessoal de meninas do subúrbio ferroviário de Salvador

Formado por 22 bairros, o subúrbio ferroviário de Salvador é habitado por famílias que recebem em média um salário mínimo por mês. A região conta com 500 mil habitantes e possui apenas um posto de atendimento médico. Pesquisas apontam que as mulheres são maioria no papel de chefe dos lares e que sofrem diversos tipos de violência, muitas relacionadas às questões de gênero e raça.

O projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher organiza oficinas em parceria com escolas públicas para orientação e formação psicossocial de meninas, adolescentes e jovens. O objetivo é contribuir para que meninas entre 07 e 16 anos, moradoras da periferia de Salvador, tenham oportunidade de desenvolver aptidões que lhes permitam compreender a realidade social onde vivem, acessar outros saberes, enriquecer seus projetos de vida e se apropriar de suas potencialidade em prol do coletivo.

Com o apoio da BrazilFoundation, o Renascer Mulher vai oferecer:

• Encontros para discussão de temas como identidade, educação financeira, saúde sexual e reprodutiva dentre outros;
• Oficinas para discussão e construção de projetos de vida baseados e alicerçados nas vivências do grupo;
• Montagem e construção de peça teatral, musical, vídeos com o protagonismo das meninas para serem apresentadas nas escolas e na comunidade multiplicando a proposta e o aprendizado.

Impacto

75 meninas da periferia de Salvador beneficiadas
Prevenção de violência e discriminação contra mulheres
Formação de lideranças femininas

“Queremos que a reflexão e discussão sobre os direitos das meninas se transforme numa discussão sistemática, na escola, na família, em todos os ambientes das comunidades.” – Ligia Gomes, Responsável pela Organização