Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC)
- Localização
- São Paulo - SP
- Apoiado em
- 2018
- Áreas atendidas
- Desenvolvimento Socioeconômico
Co-criando Inovação
Empreendedorismo e geração de renda para jovens imigrantes e em situação de refúgio
São Paulo registrou, nos últimos anos, crescimento exponencial de imigrantes e pessoas em situação de refúgio, que enfrentam uma série de situações adversas como dificuldades para regularizar sua documentação e acessar serviços. Muitos são jovens que veem no Brasil uma oportunidade de empreender e obter uma vida melhor. Mas fatores como pouca experiência e falta de crédito, aliados à xenofobia e discriminação, levam muitos a desistirem de ter o próprio negócio e construir um novo e mais digno ciclo de vida.
O CDHIC, referência em questão migratória no Brasil, promove cidadania para pessoas imigrantes e em situação de refúgio, buscando construir uma sociedade livre de preconceitos e discriminação. Em 2016, mais de 60% dos atendidos foram pessoas entre 18 a 34 anos, a maioria autônoma e ligada aos setores de comércio, costura e gastronomia.
O projeto vai promover a inclusão social e econômica de jovens imigrantes e refugiados a partir da inovação social, com foco na economia criativa para gerar renda e oportunidades para esta juventude, suas famílias e comunidades.
Com o apoio da BrazilFoundation, CDHIC propõe:
• Formação empreendedora para 40 jovens imigrantes e em situação de refúgio;
• Laboratório para acesso a teorias e métodos inovadores de empreendedorismo, colaboração e co-criação;
• Acompanhamento jurídico, social e de regularização migratória;
• Orientações para a sustentabilidade de seus empreendimentos.
Impacto
40 jovens imigrantes ou refugiados empreendendo
Criação de novos postos de trabalho para imigrantes e comunidades
Economia criativa gerando renda e inclusão social
“Fortalecer o contexto empreendedor destes jovens de forma a incentivar alternativas inovadoras de desenvolvimento socioeconômico e geração de renda.” – Equipe CDHIC