Paramoti, pequena cidade no sertão cearense, ganhou uma escola para os alunos que querem se preparar para o vestibular. A vice-presidente da BrazilFoundation, Susane Worcman, foi à inauguração em 19 de março e se emocionou ao ver que a Escola Popular Cooperativa, EPC Paramoti, conseguiu construir sua sede com os recursos que consideravam suficientes para apenas uma sala de aula.
Luciano Santos, pai de um ex-aluno do Programa de Educação de Células Cooperativas, PRECE, é mestre de obras e assumiu a construção voluntariamente. O prédio conta com auditório (usado como sala de aula), dois dormitórios, dois banheiros, biblioteca, sala de informática e cozinha. 25 jovens das redondezas já estão começando a se preparar para o vestibular de 2013 no local.
A EPC Paramoti é uma iniciativa de um grupo de estudantes de Paramoti, ex-alunos do PRECE, onde a aprendizagem cooperativa é incentivada e disseminada por alunos que levam o modelo para suas comunidades. Cerca de 500 alunos já conseguiram ingressar na Universidade Federal do Ceará após passarem pelo programa.
Os recursos para a construção vieram do IX Gala da BrazilFoundation, liderado por Andrea Dellal, e da campanha desenvolvida pela fundação no site Global Giving. O prédio ainda necessita de acabamento e mobiliário e a campanha continua ativa. Para contribuir, clique aqui.