BrazilFoundation Anuncia Financiamento de Arranjos Colaborativos

BrazilFoundation Anuncia Financiamento de Arranjos Colaborativos

 

No final de 2015 a BrazilFoundation lançou uma nova modalidade de apoio para financiamento de parcerias e trocas de metodologias. A linha de apoio Arranjos Colaborativos é uma iniciativa inédita no setor social brasileiro, que visa promover um ambiente de troca de conhecimentos, habilidades e metodologias, em um ambiente de aprendizagem entre pares.

As organizações da sociedade civil acumulam uma enorme riqueza em inovações sociais, experiências, metodologias e relacionamento estratégico com públicos diversos. Este conhecimento forma um capital social de grande valor, cujo compartilhamento é um elemento vital para aprimorar os ciclos de aprendizagem das organizações e para criar mudanças sistêmicas.

Por meio do edital por carta convite, a BrazilFoundation recebeu 26 propostas de arranjos, das quais irá financiar 18 em 2016. Os arranjos abaixo representam trocas em 14 estados, além de oportunidade de fortalecimento institucional para 31 organizações e escala para suas respectivas metodologias.

Arranjos apoiados no primeiro semestre de 2016:

1 Amigos da Vida (DF) + PROESA (DF)

Com Direitos Somos Todos Humanos: fomentar a cultura do advocacy no Brasil como instrumento legítimo de combate às desigualdades sociais, compartilhando metodologias de articulação política, capacitações jurídicas para fundamentação de representações, formação de redes, participações em audiências públicas, fortalecimento da Frente parlamentar da AIDS, articulação entre fóruns estaduais de AIDS, ente outros.

 

2 Filhos da Corrente (SP) + Instituição Plano B (PE)

Educação e Cultura para o Fortalecimento da Cidadania: resgate de tradições culturais nordestinas junto à capoeira paulistana como método cultural e educacional, além de fortalecer arranjos educacionais que estão trazendo grandes resultados em Pernambuco incluindo oficinas de leitura, beneficiando 200 alunos em São Paulo e 120 alunos em Jaboatão dos Guararapes.

 

3 Instituto Luther King (MS) + Voz das Comunidades (RJ)

Laços de Aprendizagem: o Voz das Comunidades vai compartilhar estratégias de acesso a comunidade, produção de notícias.  O ILK, de Campo Grande, vai compartilhar métodos de orientação sobre acesso à Educação Superior e preparação para o ENEM com jovens do Complexo do Alemão.

 

4 Quabales (BA) + Grota (RJ)

Efeito Musical: compartilhamento de metodologias e práticas musicais, experiências de gestão de projetos de inclusão social e cultura, geração de trabalho e renda e acesso à universidade. O arranjo vai promover também encontros sobre improvisação, técnicas percussivas e corporais, visando a harmonia e a integração musical para o desenvolvimento de ações que ultrapassem os limites regionais.

 

5 Aliança Empreendedora (SP e PR) + SPVS (PR)

Troca Empreendedora: compartilhar as metodologias e indicadores para empreendedorismo desenvolvidos pela Aliança Empreendedora e práticas relacionadas a conservação do patrimônio natural pelo SPVS, proporcionando um intercâmbio das metodologias de empreendedorismo desenvolvidas por ambas.

 

6 IBEAC (SP) + Acolhida na Colônia (SC)

Acolhendo e Letrando na Comunidade: compartilhamento da Metodologia de Empoderamento de Mulheres – Mães Mobilizadoras desenvolvida pelo IBEAC, com benefício a 100 famílias e compartilhamento da Metodologia de Turismo de Base Comunitária – Agricultores Mobilizadores para o distrito de proteção ambiental de Parelheiros, formando circuitos agroturísticos de base comunitária gerando renda.

 

7 Programa Vivenda (SP)+ Mulher em Construção (RS)

Mulher em Construção & Programa Vivenda: as organizações que atuam no mesmo segmento, com atividades complementares. O Mulher em Construção vai compartilhar a oficina Cimento & Batom, capacitando 20 mulheres para realização de reparos de construção civil e o Vivenda vai compartilhar o modelo de relacionamento comercial que vem estabelecendo com a indústria da construção.

 

8 Barraca da Amizade(CE) + Gastromotiva (SP)

Repasse de Metodologia e Novas formas de atender diferentes públicos: a Gastromotiva irá compartilhar a metodologia do Curso Empreenda em panificação e confeitaria, ampliando alternativas de renda e apoiando a saída da exploração sexual de jovens de Fortaleza, CE. A Barraca vai compartilhar a metodologia de autoproteção contra a violência sexual, que poderá ser utilizada nas formações da Gastromotiva com adolescentes.

 

9 Casa do Rio (AM) + ADEL (CE)

Intercambio de Saberes e Aprendizados: troca de aprendizados entre os jovens empreendedores rurais do semiárido cearense e as mulheres ribeirinhas empreendedoras da Amazônia, incluindo oficinas de empreendedorismo com jovens mulheres da comunidade de Santa Izabel do Rio Tupana, desenho de um Fundo de Capital Semente para as empreendedoras ribeirinhas e realização de oficina se empreendedorismo feminino no território do Vale do Curu, incluindo formação de 40 jovens e mulheres.

 

10 Lua Nova (SP) + Ateliê de Ideias (ES)

Construir Ideias Novas: melhoria de duas tecnologias sociais já desenvolvidas pelas organizações na área habitacional: técnica do tijolo de resíduo orgânico (composto), que substitui o solo e vem sendo desenvolvido pelo Ateliê em parceria com UFES, e capacitação de mulheres para construção civil por parte da Lua Nova, que desenvolveu um empreiteira escola.

 

11 ECOA (MS) + IPEDI (MS)

Lendas, Causos e Contos: um resgate das histórias dos povos do Pantanal e Indígenas do Cerrado. Aprimoramento  das metodologias de formação de professores de ambas instituições que atuam no Pantanal, uma focada na cultura tradicional dos povos Terena e a outra com educomunicação dos ribeirinhos Pantaneiros. 30 professores serão formados e 150 alunos beneficiados nos municípios de Miranda e Corumbá.

 

12 Teatro do Sopro (RJ) e Casa de Santa Ana (RJ)

Uma Bela Visita na Cidade de Deus: alunos do Curso de Cuidadores da Casa de Santa Ana e os futuros profissionais da Agência de Cuidadores aprenderão ferramentas relacionais baseadas na metodologia do palhaço terapêutico do Teatro do Sopro. Em contrapartida, os artistas do Teatro do Sopro poderão aprender metodologias utilizadas na capacitação dos cuidadores da experiência na Casa de Santa Ana.

 

Arranjos apoiados no segundo semestre de 2016:

13 Acreditar (PE) + Ateliê de Ideias (ES)

Compras Coletivas e Educação Financeira: o Ateliê de Ideias irá oferecer o suporte técnico e metodológico para a implantação de uma Central de Compras com 10 comerciantes, em Glória do Goitá, PE, reduzindo preços e custo com transporte para pequenos empreendedores. A ACREDITAR vai ministrar um curso de Educação Financeira e compartilhar sua experiência em microcrédito no Território do Bem em Vitória – ES para 30 comerciantes e moradores.

 

14 MMNEPA (PA) + Casa do Rio (AM)

Cá entre nós ‐ Mulheres Empreendedoras da Amazônia: fortalecimento de empreendimentos solidários femininos, com introdução da prática da apicultura e gestão de negócios rurais desenvolvidos pelo MMNEA na comunidade ribeirinha de Tupana. Introdução da Estética da Moda Contemporânea no Artesanato Tradicional no Pará, beneficiando 130 mulheres.

 

15 Vozes da Vila Prudente (SP) + Escola de Notícia (SP)

Construindo Pontes Transformadoras: troca de tecnologias sociais e metodologias de desenvolvimento institucional e fortalecimento de práticas educativas que façam uso da comunicação como estratégia para ampliar direitos, incluindo formação de jovens em produção comunicativa e como agentes transformadores, prestação de serviços e fortalecimento da cidadania em Campo Limpo e Vila Prudente.

 

16 SOS Dental (RJ) + Casa do Rio (AM)

Na Boca do Povo – Saúde Oral Para Todos: implementação da tecnologia de atendimento odontológico de baixo custo nas comunidades do entorno da BR-319, no município do Careiro-AM, beneficiando 500 pessoas.

 

17 CEPFS (PB) + ADEL (CE)

Compartilhando Saberes no Semiárido: implementação dos Fundos Rotativos Solidários unindo a experiência do Cepfs com o acesso à água e produção sustentável e a Adel na implantação de pequenos empreendimentos juvenis em comunidades rurais, beneficiando 50 agricultores e jovens rurais da Paraíba e Ceará.

 

18 Vagalume (SP e AM) + IBEAC (SP)

O poder da Leitura nas Comunidades: organizações que atuam em territórios bastante distintos (periferia de São Paulo e Amazônia), mas utilizam práticas pedagógicas similares. O objetivo é compartilhar metodologias, desafios e resultados para desenhar, em conjunto, indicadores de impacto que embasem a avaliação de ações relacionadas à mediação de leitura em espaços comunitários.