Gisele Bündchen e BrazilFoundation anunciam apoio para a preservação dos biomas brasileiros

Gisele Bündchen e BrazilFoundation anunciam apoio a sete organizações que atuam na preservação dos biomas brasileiros

 
Alinhado à convocação da Década da Restauração dos Ecossistemas pela ONU, o Fundo Luz Alliance, da modelo e filantropa Gisele Bündchen, em parceria com a BrazilFoundation, vai apoiar organizações da sociedade civil que trabalham pela restauração e preservação de diferentes ecossistemas em benefício das pessoas e da natureza. O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e cada um de seus biomas abriga uma ampla variedade de vegetação e de fauna.

Com o apoio às organizações, o intuito é fornecer suporte financeiro e técnico para a execução de projetos, além de espalhar uma mensagem de conscientização sobre a importância de mantermos os ecossistemas em equilíbrio, preservando nossos recursos naturais e a biodiversidade, tanto para nossa geração quanto para as vindouras.

A restauração dos ecossistemas melhora a qualidade de vida das pessoas, traz benefícios econômicos e é fundamental para ajudar a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que impactam a sociedade como um todo.

As organizações selecionadas nesta parceria contribuem para a conservação da biodiversidade por meio da proteção e restauração de ecossistemas, espécies e nascentes, além de promover meios de vida mais sustentáveis.

Conheça as iniciativas selecionadas:

Pantanal Luz Alliance BrazilFoundationBioma: PANTANAL

Associação Onçafari | Pantanal, Mato Grosso do Sul

Missão da Organização: Conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio do ecoturismo, ciência, educação ambiental, formação de parcerias para aquisição e proteção de áreas naturais, reabilitação e reintrodução de animais silvestres, engajamento e desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Projeto: O objetivo é reduzir a caça retaliatória e “preventiva” de onças-pintadas em áreas de criação de gado, por meio de um protocolo replicável e financeiramente viável de práticas, para pequenos e grandes produtores rurais.
 
Cerrado Luz Alliance BrazilFoundationBioma: CERRADO

Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB | Bonito, Mato Grosso do Sul

Missão da Organização: Conservar as águas da Serra da Bodoquena.

Projeto: Desenvolver ações conjuntas entre os setores produtivos e ambiental para proteção de nascentes, recuperação florestal das matas ciliares e sensibilização dos produtores rurais sobre a importância da conservação do solo e dos recursos hídricos.
 
 
 
 
Amazonia Luz Alliance BrazilFoundationBioma: AMAZÔNIA

Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé | Terra Indígena Uru-eu-wau-wau – Rondônia, RO

Missão da Organização: Promover a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente, atuando para um desenvolvimento justo e responsável.

Projeto: Implantar 02 hectares de Sistema Agroflorestal na Terra Indígena Uru-eu-wau-wau para atender 30 famílias indígenas, gerando segurança alimentar, renda e proteção do território indígena.
 
 
 
 
Pampa Luz Alliance BrazilFoundationBioma: PAMPA

Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – SAVE Brasil | Rio Grande do Sul

Missão da Organização: Conservar as aves e os ambientes, conectando as pessoas à natureza.

Projeto: Reduzir a perda da biodiversidade dos campos nativos do bioma Pampa por meio do monitoramento, avaliação do impacto do manejo em propriedades pecuárias e da difusão de boas práticas de produção sustentável.
 
 
 
Caatinga Luz Alliance BrazilFoundationBioma: CAATINGA

Aquasis – Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos | Caucaia, Ceará

Missão da Organização: Promover ações de conservação da biodiversidade, estimulando mudanças de atitude para a construção de uma sociedade sustentável.

Projeto: Preservação de fauna da Caatinga ameaçada de extinção, por meio do manejo hídrico e ambiental – tecnologias e políticas de armazenamento e distribuição de água – na Chapada do Araripe.
 
 
 
Mata Atlantica Luz Alliance BrazilFoundationBioma: MATA ATLÂNTICA

Amigos de Iracambi | Serra do Brigadeiro, MG

Missão da Organização: Salvar florestas, transformar vidas!

Projeto: Proporcionar uma dinâmica hídrica saudável e equilibrada na Bacia Hidrográfica do Rio Muriaé, aumentando a cobertura florestal na cabeceira em áreas de recarga d’água, nascentes e matas ciliares, em parceria com as comunidades localizadas na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
 
 
 
 
Costeiro-Marinho Luz Alliance BrazilFoundationBioma: COSTEIRO – MARINHO

Fundação Projeto Tamar | Praia do Forte, Bahia

Missão da Organização: Atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social.

Projeto: Manutenção e aprimoramento das ações de sensibilização ambiental, pesquisa e conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte. Contribuir para o desenvolvimento de ações de pesquisa e conservação com tartarugas marinhas por meio da criação de um app para monitoramento e proteção de ninhos de tartarugas marinhas, além de promover melhorias no Centro de Visitante da Fundação Projeto Tamar de Praia do Forte.