Acesso à música pode transformar vidas

09/02/2016 • Publicado em Projetos apoiados

Acesso à música pode transformar vidas

Conhecemos o trabalho do Maestro Márcio Selles e da Orquestra de Cordas da Grota em 2004. Desde então, acompanhamos essa trajetória cheia de desafios, mas com grandes e importantes conquistas que nos inspiram a continuar atuando em cada canto do país para fortalecer líderes e organizações sociais. A dedicação de Márcio, juntamente com Leonora Mendes, levou para a Grota do Surucucu, em Niteroi, a música, o acesso à cultura e à Universidade, a oportunidade de formação profissional e desenvolvimento humano que vem transformando a vida e o ambiente da comunidade.  Márcio, merecidamente, foi homenageado no V Gala Miami, e ao retornar de lá nos mandou essa emocionante mensagem.

“Depois uma semana da homenagem em Miami, após a emoção, alegria e deslumbramento, deixo a borboleta (gravata) para voltar a ser lagarta. E gostaria de agradecer a cada um de vocês que tornaram possível nossos sonhos e de vários jovens e crianças da Grota do Surucucu, que sem o apoio da BrazilFoundation, ao longo desses anos , não teríamos chegado onde estamos hoje. Muito obrigado a todos!

Quando começamos há 20 anos éramos apenas 4 alunos iniciantes de flauta doce. Aos poucos foram chegando mais e mais alunos e aulas de instrumentos foram também se diversificando: depois da flauta, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, cavaquinho, violão e percussão… E o som e a prática musical foram transformando a vida e o ambiente desta comunidade. Hoje temos atendemos uma média de 500 alunos por ano na Grota e outras comunidade vizinhas.

A Comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, é um lugar favelizado, situado próximo a um bairro de classe média. Os moradores do local vivem em meio à violência ora do tráfico de drogas ora da ação policial que sempre se apresenta hostil aos moradores do local, estando os moradores entregues à própria sorte. As crianças e jovens sentem na própria pele os efeitos da desigualdade social, baixa escolaridade o que resulta em gravidez precoce, falta de perspectiva profissional, exclusão educacional, social e cultural, racismo informal e cooptação do tráfico de drogas. O município não reconhece esses espaços, não são produzidas estatísticas e desconhecemos dados oficiais, se é que existem.

O objetivo do projeto musical é dar oportunidade às crianças e jovens para que possam ter acesso a um espaço que promove a cultura, estimulando a aquisição de bens culturais, oferecendo formação musical em nível técnico e encaminhamento para a Universidade.

Invalid Displayed Gallery

 

Na arte todos somos iguais. Não importa a cor da pele, nem a posição social. A música como uma prática social é uma atividade na qual todos os presentes estão envolvidos e pela qual todos são responsáveis. A performance musical é um encontro entre seres humanos onde significados são construídos. O processo pedagógico musical pode ser considerado um fato social total onde se estabelece um processo de trocas de valores simbólicos e materiais ligados às praticas musicais. Estabelece-se, assim, a possibilidade de constituir redes de sociabilidade em ações em diferentes contextos: institucional, histórico, sociocultural, de ensino e aprendizagem. Através da prática musical os jovens desenvolvem habilidades tais como trabalho em equipe , liderança, pensamento crítico, democracia, cidadania e justiça social. Dessa forma os jovens são capacitados para interferirem na comunidade de maneiras não-violentas.

A BrazilFoundation, desde 2004, vem nos apoiando: primeiro com de reforma na sede e formação técnica dos jovens, Em 2006, com a criação do pré vestibular, depois em 2010 com um projeto de construção da sistematização da metodologia. Ao longo desses anos o projeto recebeu diversas premiações, entre elas: Prêmio Cultura Nota10 (2004 e 2006), Semifinalista do Prêmio Itaú-UNICEF (2007), Utilidade Pública Municipal (2008), Ponto de Cultura (2009), Utilidade Pública Federal e Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói (2010), Prêmio Rio Sociocultural 2011 (como Empreendedor Social); Tecnologia Social reconhecida e certificada pela FBB (2013). Depois de todas essas conquistas, os jovens percebem a importância da formação acadêmica e acabam ingressando em diversas faculdades. Alguns alunos, já formados, tornaram-se professores de música, contratados por escolas e outras organizações. Muitos saíram da favela e compraram casas e apartamentos em outras áreas da cidade. Além disso, cada jovem será um vetor em sua comunidade e vai compartilhar seus saberes com outros, multiplicando e potencializando o conhecimento adquirido.”

Conheça a Orquestra de Cordas da Grota aqui. 

Veja mais sobre esse trabalho no vídeo.