Celebrando o Mês da História Negra
Fevereiro é o Mês da História Negra – um movimento para celebrar as importantes contribuições de pessoas negras na história nos EUA. Celebrando a data no Brasil, a BrazilFoundation apresentou uma série com lideranças sociais da nossa rede e personagens fundamentais na luta pela justiça e equidade racial no país.
View this post on Instagram
Sueli Carneiro
Sueli Carneiro é uma referência na luta antirracista e por igualdade de gênero no Brasil. Filósofa e doutora em educação, considerada uma das principais autoras do feminismo negro no país, Sueli fundou e coordena o Geledés Instituto da Mulher Negra, que atua no combate ao racismo e ao sexismo e uma das primeiras apoiadas pela BrazilFoundation, em 2002. É autora de diversos artigos sobre gênero, raça e direitos humanos, fellow da Ashoka há quase três décadas e recebeu diversos prêmios em reconhecimento à sua trajetória.⠀
View this post on Instagram
Dr. Cida Bento
Dra. Cida Bento, psicóloga, há 30 anos desenvolve pesquisas e programas para valorização da diversidade e promoção da equidade de raça e gênero no mercado de trabalho. Ela é uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e foi eleita pela revista britânica The Economist como uma das 50 profissionais mais influentes do mundo no campo da diversidade.
View this post on Instagram
Jurema Werneck
Jurema Werneck tem uma longa trajetória de luta pelos direitos e pela saúde da população negra. Médica e doutora em comunicação, Jurema é fundadora da ONG Criola, que atua para garantir os direitos das mulheres negras no país; em 2017, assumiu a Direção Executiva da Anistia Internacional Brasil, uma das mais importantes organizações de direitos humanos do mundo.
View this post on Instagram
Vilma Reis
Vilma Reis é referência nacional na luta antirracista e contra o genocídio da juventude negra. Socióloga e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos, ao longo dos últimos 35 anos tem atuado para garantir e defender o direito de mulheres negras, da comunidade LGBTQIA+ e da população quilombola. É membro da Mahin Organização de Mulheres Negras e foi homenageada com a Medalha Zumbi dos Palmares por sua atuação.
View this post on Instagram
Bel Santos Mayer
Bel Santos Mayer, 53 anos, é educadora social e coordenadora do IBEAC. Sua missão de trabalho e de vida é garantir o acesso à literatura para as pessoas de áreas periféricas. E desde os 14 anos, quando iniciou na área social, segue esse caminho. À frente do IBEAC, cujo foco é potencializar direitos, educação e oportunidades, especialmente para jovens e mulheres negras, Bel vem ajudando a mudar o cenário de Parelheiros – um dos piores índices de desenvolvimento humano de São Paulo – e contribuindo para promover justiça e equidade racial no Brasil.
Live com Januário Garcia
Fotógrafo brasileiro, Januário Garcia há mais de 40 anos vem documentando os aspectos social, político, cultural e econômico das populações negras do Brasil. Formado em Comunicação Visual, passou por prestigiados jornais e grandes agências de publicidade do Rio de Janeiro e é autor das fotos de álbuns icônicos de artistas consagrados.
Januário participa de importantes espaços de memória, arte e cultura do povo negro; é co-fundador do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras, é membro do Conselho Memorial Zumbi e, atualmente, Presidente do Instituto Januário Garcia, um Centro de Memória Contemporâneo de Matrizes Africanas.