Orquestra de Cordas da Grota, uma escola de talentos

28/01/2010 • Publicado em Sem categoria

Formada por jovens da Grota do Surucucu, comunidade localizada em Niterói, cidade brasileira vizinha ao Rio de Janeiro, a Orquestra de Cordas da Grota formou-se em 1995 por iniciativa de Márcio Selles, maestro e coordenador do Espaço Cultural da Grota. Os jovens que compõem a orquestra tiveram contato com a música pela primeira vez através da instituição, e hoje estão em estágio avançado de conhecimento musical. Eles tocam violinos, violas e violoncelos, interpretando os clássicos da música com o jeito e a alma brasileiros.

A entidade realiza ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, da arte e da educação, desenvolvendo projetos de formação musical, educação complementar, atendimento e promoção social a mais de 100 crianças e jovens, que não só participam da execução das atividades como também do planejamento delas.

Em 2004, a instituição recebeu o apoio da BrazilFoundation, o Prêmio Incentivo, o que possibilitou a manutenção das aulas, com a capacitação de monitores e a melhoria do espaço físico, oferecendo condições adequadas para os pequenos músicos e atraindo espectadores. No ano seguinte, o instituto recebeu novo recurso pelo desempenho do projeto, permitindo aumentar o número de vagas e consolidar a estrutura da instituição.

Desde então, a BrazilFoundation vem acompanhando o desenvolvimento do Espaço Cultural da Grota, e dos jovens músicos da Orquestra, que já se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília entre outras cidades e, no exterior, em Portugal, EUA e América Central. O sucesso dessa história disseminou as ações para mais cinco comunidades e também transformou os alunos mais velhos em monitores.

Neste início de ano, por 10 dias, a orquestra está tendo aulas e ensaiando com integrantes da Orquestra Oslo Camerata, da Noruega, formada por músicos profissionais e estudantes de mestrado e bacharelado em música. Com encontros até o dia 29 de janeiro, o curso estabelecerá um intercâmbio cultural entre os estudantes noruegueses e brasileiros, que poderão compartilhar suas experiências. Como atividades finais, farão concertos em Niterói e no Rio de Janeiro. Vale a pena assistir e conferir os resultados da iniciativa de Márcio Selles.

Programação:

• Sexta-feira (29/01) às 18 horas:
Local: Espaço Cultural da Grota – Rua Vereador Otto Bastos, 23 – São Francisco, Niterói.

• Domingo (31/01) às 11 horas:
Local: Igreja dos Países Escandinavos – Praia do Flamengo, 344/ 9 º andar, Rio de Janeiro.

• Domingo (31/01) às 18 horas:
Local: GPAE (Grupamento de Policiamento de Áreas Especiais) – Alameda Paris, 140 – Morro do Cavalão, Niterói.