O desenvolvimento e uso de novas tecnologias de comunicação na busca pelo direito e pela preservação cultural indígena, rendeu a Thydêwá o Prêmio FINEP 2014 na categoria Tecnologia Social – Nordeste. Com o projeto Upínã, que promove o protagonismo tecnológico, comunicativo e político dos índios, a Thydêwá permitiu que mais de 4.000 indígenas de várias etnias se tornassem autores de 18 livros, interagindo com a sociedade através de três milhões de visitas na internet e um milhão de contatos diretos com o público.
Fundada em 2002, na Bahia, a Organização, que é parceira da BrazilFoundation, desenvolve projetos que aliam arte, cultura, tecnologia, economia solidária e jornalismo para promover o diálogo intercultural, visando a diminuição do preconceito, da violência e a disseminação e troca informações sobre a cultura indígena.
O Prêmio é uma iniciativa da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e é um dos mais importantes instrumentos de estímulo e reconhecimento à inovação no País, que desde 1998 já premiou centenas de empresas, instituições e pessoas física.