BrazilFoundation é listada no Glass Pockets – uma iniciativa para transparência digital na filantropia

20/04/2017 • Publicado em Notícias Institucionais

BrazilFoundation é listada no Glass Pockets – uma iniciativa para transparência digital na filantropia

É com muita honra que a BrazilFoundation compartilha que agora está listada no site de transparência filantrópica Glass Pockets com uma pontuação 22 de 25. Glass Pockets é uma iniciativa promovida pelo Foundation Center que avalia, analisa e promove a transparência digital e práticas de responsabilidade em filantropia. Para tal, a fundação identifica 25 indicadores para medir profundamente o potencial de transparência on-line que uma fundação pode demonstrar, que incluem medidas como a disponibilidade de seus formulários 990, pesquisas de beneficiários, dados de diversidade e muito mais. Juntamente com estes indicadores, a iniciativa fornece ferramentas e informações sobre a importância da transparência e como as fundações podem ser mais abertas nas comunicações aos seus parceiros.

O que significa essa listagem para a BrazilFoundation? Embora qualquer fundação possa apresentar o perfil de sua transparência on-line para listagem no site Glass Pockets, o que é mais significativo é a pontuação alcançada pela BrazilFoundation de 22 de 25. A pontuação média obtida entre as 88 fundações listadas no Glass Pockets é de 14 em 25 Indicadores. As fundações incluídas no site variam entre organizações de grande porte, como a Fundação Ford e a Fundação Rockefeller, até as fundações comunitárias menores.

Por que o Glass Pockets é importante para filantropia? De acordo com o próprio site “em uma era de restrição fiscal e crescente pressão sobre o gasto público, é fato assumir que será esperado muito mais das fundações. Agora, mais do que nunca, as fundações precisam promover e comunicar ativamente seus esforços aos dirigentes políticos, aos profissionais envolvidos, aos meios de comunicação e a uma nova geração cada vez mais engajada no setor social.”

Como a BrazilFoundation leva sua transparência muito a sério, ela pretende atender a todos os 25 indicadores ao longo de 2017, e, à medida que as exigências de transparência mudarem no futuro, a BrazilFoundation se esforçará para atender a quaisquer indicadores adicionais que possam ser sugeridos pela Glass Pockets.

Confira a página da BrazilFoundation no Glass Pockets (inglês) aqui.

Compare a transparência da BrazilFoundation com a de outras fundações (inglês) aqui.

Leia sobre as tendências de transparência (inglês) aqui.

Veja o vídeo do Foundation Center “Making a Case for Transparency” (inglês) aqui: