Emoção, histórias de superação e coragem marcaram a roda de conversas do Open House da Casa de Santa Ana, organização apoiada pela BrazilFoundation, no dia 18 de agosto. A Casa atua no cuidado e atenção a idosos da comunidade da Cidade de Deus, oferecendo atividades coletivas, além de arte, fisioterapia e alimentação.
Maria de Lourdes, fundadora da organização, abriu as portas da casa para a nossa equipe, para representantes do Instituto Pereira Passos, apoiadores da instituição, e convidados, inspirando a todos com suas histórias.
A Casa de Santa Ana nasceu na década de 90, quando pouco se falava da importância do cuidado com o idoso. Após muita persistência, a líder conseguiu um primeiro apoio que permitiu a inauguração da sede. Ao longo de seus mais de 20 anos de atuação, a instituição vem superando desafios e se destacando na área do cuidado com a terceira idade. Entre as ações de reconhecimento, receberam o Prêmio Talentos da Maturidade e, em setembro, Maria de Lourdes será homenageada no Gala da BrazilFoundation em Nova York.
Hoje, a Casa já oferece oficinas para cuidadores de idosos, com foco no envolvimento dos familiares e comunidade. Promove ainda atividades intergeracionais que reúnem idosos, crianças e jovens, buscando conscientizar sobre a importância do respeito e cuidado com a terceira idade. A ideia é que estes jovens possam um dia atuar como cuidadores e disseminar a cultura do respeito aos mais velhos.
Lourdes contou como tudo começou e a importância das experiências que teve no estágio que fez em uma clínica de gerontologia. Lá, percebeu que, por mais que uma clínica preste serviços de qualidade, “ninguém substitui a família”, como diz ela.
Este ano, a primeira sede da Casa precisou de uma nova reforma na cozinha e encontrou nas mãos de duas mulheres que se formaram em um projeto social que oferecia cursos de construção civil a solução para um problema com o qual lidavam há meses. A Casa de Santa Ana concluiu a reforma do primeiro e segundo andar a partir de doações. A casa está aberta a visitação agendada. Maria de Lourdes está sempre disponível para oferecer um café e contar mais boas estórias para quem quiser compartilhar idéias que transformam.