No dia 24 de setembro, o CEO da LCM Commodities, Pierre Lacaze, esteve no Rio de Janeiro para conhecer os jovens fotógrafos do Concurso “Meu Rio Fotográfico: a cidade no olhar de jovens de comunidades pacificadas”. A LCM é o primeiro doador empresarial do Fundo Carioca. Para Lacaze, a escolha da BrazilFoundation para a destinação dos recursos da LCM foi feita de maneira muito natural: “desde a primeira vez que estive no Rio de Janeiro soube que o sucesso do meu negócio depende do sucesso desta cidade”, comentou. “Quero trazer clientes para o Rio na Copa e nas Olimpíadas, tinha de fazer minha parte para ajudar a melhorar as condições de vida dos cariocas menos favorecidos, e a BrazilFoundation é o melhor canal para isso”.
Durante a visita, Lacaze conheceu os alunos do Curso de Fotografia da Babilônia/ Chapéu Mangueira, oferecido pelo fotógrafo Gabriel Paiva, a cerca de 10 jovens. Os alunos acompanharam Pierre, Cecilia Perlingeiro, coordenadora do Fundo Carioca, Manoel de Almeida e Silva e Regiane Bochichi, voluntários do Fundo Carioca, na trilha ecológica que sai da comunidade até o Morro do Urubu, pico mais alto onde se tem uma vista incrível da cidade. Os alunos aproveitaram a trilha para tirar várias fotos e registrar o passeio. As aulas, explicou Gabriel Paiva, são dadas todas as terças-feiras à noite e aos sábados são feitos ensaios fotográficos.
Após um breve refresco no Bar do David, o grupo seguiu para Santa Teresa, para um almoço muito agradável no Restaurante Espírito Santa, somando-se ao grupo a voluntária do Fundo Carioca, Maria do Rosário de Almeida Braga.
As atividades da tarde foram no Morro dos Prazeres, onde o grupo foi recebido por Charles Siqueira, coordenador do concurso e do Instituto Pólen, e pelos jovens fotógrafos desta região. O grupo de turismo, também formado por jovens da comunidade, levou o grupo até o alto onde se tem uma vista de 360° do Rio de Janeiro.
Em seguida, foram exibidas produções de vídeo na sede do Instituto Pólen, feitas pelos próprios jovens do projeto Galera.com. Ao final, Pierre ainda teve a oportunidade de participar de um instigante bate-papo com os jovens sobre a experiência de ter participado do concurso de fotos, expectativas para o futuro, autoestima, impressões gerais e novas oportunidades pós-UPPs. O encontro terminou com o relato de Pierre Lacaze sobre a riqueza do dia e a importância da dedicação e da perseverança para alcançar os sonhos.
O Concurso fotográfico teve a participação de 34 jovens divididos em dois grupos etários (14-17 anos e 18-24), moradores das seguintes comunidades pacificadas da cidade: Babilônia, Chapéu Mangueira, Morro dos Prazeres, Fogueteiro, Escondidinho e Morro da Providência. Dois primeiros premiados do grupo mais velho foram convidados pela LCM para ir à Nova York apresentarem seus trabalhos na festa do fim do ano da empresa. Os dois mais jovens ganharam a oportunidade de fazer um curso de fotografia no Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro. Todos 34 fotógrafos terão suas imagens representadas no livro que está sendo produzido pela LCM Commodities para distribuição aos seus clientes e amigos.
Galeria de Fotos