Fundo de Educação

Contribuir com o aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem para crianças e adolescentes

Objetivo

O Fundo de Educação visa fortalecer o acesso e a qualidade da educação brasileira, viabilizando OSCs do ecossistema de educação que priorizem abordagens formativas inclusivas para crianças entre 0 e 14 anos, na educação formal e não-formal, no campo e na cidade. 

54%

das crianças de 0 a 3 anos pertencentes aos domicílios mais ricos estão matriculadas em creches

28%

das crianças mais pobres de 0 a 3 anos frequentam a escola nesta etapa

Por que Educação?

Apoio a OSCs que tenham interface com a rede pública municipal e estadual, criando metodologias de aprimoramento das práticas formais e não-formais de ensino-aprendizagem de base territorial ou regional. 

Mais de 5 milhões de estudantes brasileiros de 6 a 17 anos chegaram a estar fora da escola ou sem atividades escolares durante a pandemia. (UNICEF, 2021)

55% das crianças brasileiras chegavam ao 3º ano do Ensino Fundamental com níveis insuficientes de Leitura e de Matemática. (Avaliação Nacional de Alfabetização, 2016)

Educação VagaLume BrazilFoundation

Impulsionar projetos formativos inovadores quanto aos princípios da educação emancipatória

O intuito é fortalecer espaços educacionais que ofereçam abordagens qualificadas acerca de identidades e pertenças humanistas sobre raça/etnia, gênero, acessibilidade, projetos de vida, visões de mundo plurais e cidadã.