Fundo de Empreendedorismo Negro
Promoção da autonomia e sustentabilidade de pessoas negras em diversas áreas econômicas

Objetivo
O objetivo do fundo é superar o legado do racismo no Brasil – que exclui mais da metade da população de oportunidades educacionais e econômicas. Apoiamos iniciativas para construir um ecossistema mais solidário e permitir que as pessoas negras empreendedoras tenham acesso a capital, cadeias de suprimentos, mercados e autonomia financeira.
70%
da população abaixo da linha da pobreza é negra
46%
das pessoas empreendedoras negras abriram seu próprio negócio por necessidade
Por que Empreendedorismo Negro?
O Brasil abriga a maior população afrodescendente do mundo fora do continente africano.
Embora mais da metade da população brasileira se identifique como negra ou parda, esse grupo é extremamente sub-representado na agenda de desenvolvimento socioeconômico do país (IBGE, 2018).
As pessoas pretas e pardas no Brasil enfrentam graves desvantagens no mercado de trabalho, distribuição de renda, condições de vida, educação e representação política. Afrodescendentes têm duas vezes mais chances de serem pobres do que a população branca. As chances são ainda maiores se você for uma pessoa negra e mulher.

Fornecer ferramentas para empreendedoras e empreendedores negros alcançarem autonomia financeira sustentável
Apesar do potencial evidente de mercado das pessoas empreendedoras negras, a ausência de financiamento inicial e investimento anjo para esta parcela da população é uma barreira, impactando desproporcionalmente mulheres e minorias. Esse ambiente de negócios hostil para empreendedimentos de pessoas negras prejudica o crescimento econômico nacional e a equidade racial e socioeconômica.