Em continuidade ao tema do evento do ano passado – O Novo Brasil – o IX Gala Anual da BrazilFoundation ressaltou como o crescimento econômico do Brasil e seu destaque internacional devem andar juntos com um profundo senso de responsabilidade sobre o uso de seus recursos naturais e o desenvolvimento social do País. Neste espírito, o evento celebrou o Ano Internacional das Florestas, as Florestas para os Povos, e a busca pela melhoria das condições de vida de pessoas diretamente conectadas às áreas de floresta do País.
Os convidados foram recebidos por Andréa Dellal, Chair do evento, pelo Co-Chair Nizan Guanaes, Patrícia Lobaccaro, CEO e Presidente da BrazilFoundation, e Leona Forman, Presidente Fundadora. A noite foi mágica, com a biblioteca centenária decorada por Carlos Mota com luzes verde e âmbar e plantas naturais e orquídeas doadoas por Zezé Calvo. Alessandra Ambrósio, Fernanda Motta, Isabeli Fontana e Ana Beatriz Barros caminharam pelo tapete “verde” em vestidos assinados por Valentino, patrocinador do evento. Mas a verdadeira beleza da noite foi ver os presentes congregados em celebração à BrazilFoundation e ao apoio a organizações sem fins lucrativos brasileiras que lutam por um Brasil melhor e mais justo para todos. E a missão foi cumprida: mais de 1,6 milhões de dólares foram angariados, que irão financiar a Seleção de Projetos de 2011 e para Fundo Patrimonial da BrazilFoundation.
Os Mestres de Cerimônia Pedro Andrade e Alice Dellal deram as boas vindas aos convidados no salão Celeste Bartos, onde aconteceu o jantar. Andréa Dellal, durante o discurso de abertura, falou sobre sua visita a organizações apoiadas pela Fundação no Brasil e a responsabilidade que sente em contribuir para a melhoraria das condições sociais do Brasil. Compromisso compartilhado por Nizan Guanaes, que ainda agradeceu aos presentes por darem à BrazilFoundation uma noite à altura da importância do trabalho da Fundação, convidando Leona Forman ao palco. Leona falou sobre o grande momento que o País vive e sobre a importância de enfrentar os desafios sociais, mencionando os sucessos de algumas das organizações apoiadas pela BrazilFoundation ao longo dos últimos 10 anos. Ela deu as boas vindas a Sebastian Gerlic, convidado pela Fundação para participar do evento, e diretor da Thydewa, organização apoiada pela BrazilFoundation que utiliza novas tecnologias de comunicação e informação na luta pelo direito e pela preservação cultural indígena.
Assista aqui o video em tributo `a BrazilFoundation apresentado durante o evento.
“Tenho muito orgulho do trabalho que a BrazilFoundation e seus parceiros, as ONGs brasileiras, vem desenvolvendo há dez anos. Trabalho de formiguinha, mas trabalho de compromisso, dedicação e crença que juntos podemos fazer a diferença… No ano passado, no contexto do Novo Brasil, Nizan nos transformou na Nova BrazilFoundation. Este ano, junto com Andréa Dellal, Chair do Gala, e com Patricia Lobaccaro, a Presidente e CEO da BrazilFoundation, a nossa instituição vai continuar crescendo e agindo pelo que nós todos valorizamos e acreditamos: um Brasil melhor para todos.” –Leona Forman
Um número recorde de três homenageados e dois recipientes de prêmios especiais foram homenageados este ano, um sinal de que a filantropia no Brasil está de fato em ascensão:
Bernardo Paz, fundador do Instituto Inhotim, organização sem fins lucrativos que une arte, herança cultural, conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico no maior centro de arte ao ar livre da América Latina;
Luciano Huck, diretor-presidente do Instituto Criar, organização que promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do mercado audiovisual;
Renata de Camargo Nascimento, que à frente da ONG Comunitas ajuda a promover o desenvolvimento social em busca de um país mais sustentável, através do engajamento de diversos setores da sociedade, incentivando e promovendo ações coletivas para enfrentar as desigualdades sociais.
Este ano, a BrazilFoundation apresentou pela primeira vez o Prêmio Brasileiro Global, que foi oferecido a Carlos Saldanha, diretor do filme de animação “Rio”, por sua visão e talento. Além de ser uma bonita homenagem ao Brasil e a uma de suas mais belas cidades, o filme Rio também traz à tona questões importantes sobre a preservação e a biodiversidade.
Também apresentado pela primeira vez foi o Prêmio especial de Filantropia Internacional, anunciado por Valentino Garavani à modelo e filantropa russa Natalia Vodianova, pelo seu trabalho à frente da The Naked Heart Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada à construção de parques e pracinhas para crianças e ao apoio ás famílias com crianças com necessidades especiais. Depois de construir mais de 60 parques infantis na Rússia, na Inglaterra e África, a Fundação anunciou a construção de parques no Brasil. Como Andréa Dellal mencionou em seu discurso, “a contribuição de Natalia nos lembra que a filantropia não tem fronteiras.”
Após o jantar, Gabriela Palmieri, leiloeira da Sotherby’s, iniciou o leilão organizado pela renomada curadora de arte Nessia Pope. Obras de arte de Adriana Varejão, Ernesto Neto, Neville D’Almeida e Hélio Oiticica, Janaina Tschäpe, Hugo França, Todd Eberle e Nahas Nabil foram leiloados ao vivo juntamente com um pacote especial do Hotel Fasano, uma visita ao Inhotim com o fundador Bernardo Paz e jóias de Carla Amorim. Ronaldo Fenômeno subiu no palco para leiloar uma camisa da seleção brasileira de futebol autografada por ele que foi arrematada por US$ 30.000.
O primeiro leilão online, através do www.charitybuzz.com, terminou dia 27 de setembro e contribuiu para arrecadar ainda mais fundos para a BrazilFoundation. Foram leiloadas obras de Cristina Canale, Francesco Clemente, Cleverson, Maxi Cohen, Valdir Cruz, Andre Cypriano, Ralph Gibson, Alice Klesck, Nelson Leirner, Jarbas Lopes, Sylvia Martins, Cildo Meireles, Beatriz Milhazes, Steve Miller, Gerben Mulder, Astrid Muñoz, Jean Pigozzi, Michael Roberts, Clifford Ross, Kenny Scharf e Daniel Senise; juntamente com as jóias de Jack Vartanian, Antonio Bernardo, H. Stern, Ana Khouri, organizadas por Anna Clara Herrmann, do Joia Brasil.
Preta Gil encerrou a noite com o seu espírito contagiante tocando clássicos brasileiros no Astor Hall. Este foi o seu primeiro show nos Estados Unidos e Preta veio à Nova York especialmente para se apresentar no evento. A DJ Chelsea Leyland seguiu animando os convidados da escadaria do salao.
Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento
O After Party
As celebrações seguiram rumo ao After Party, que pela segunda vez consecutiva contou com opatrocínio do Shopping Cidade Jardim.A festareuniu quase 400 pessoas, entre convidados do Gala e jovens apoiadores da BrazilFoundation no no Hôtel Americano, novo hotel que abriu as portas em setembro próximo ao famoso High Line, no bairro do Chelsea, em Manhattan. Peças grafitadas pelo artista plástico Rogerio Fernandes, seguindo o tema do Ano Internacional das Florestas, decoravam todo o hotel, enquanto Julio Santo Domingo comandou as pick‐ups no andar principal e a dupla de DJs Vivi Seixas e Mike Frugaletti tocaram no terraço com vista para a cidade. Caipirinhas e drinks oferecidos pela Cachaça Leblon aos convidados.
Estiveram presentes no evento Andrea Dellal com os filhos Max e Alex Dellal, Carlos Saldanha e Isabela Scarpa, Luigi Tadini, Amanda Hearst, Lorenzo Martone, as modelos Ana Beatriz Barros, Luisa Moraes, Carol Bittencourt, Luciana Curtis, Caca de Souza com seu filho Jean Souza, Mariana e Zeco Auriemo, Sandrine Raquel Nass, Carla Amorim, Raquel Correa Carvalho de Oliveira, Preta Gil com as irmãs Bela Gil e Marina Moreno, Fernando Torquato, Daniel Urzedo, Helio Campos, Ronaldo Fenomeno, Kelly Piquet, Fernanda Abdalla, Erika Mares Guia, Alix Duvernoy, Jessica Hart e Stavros Niarchos, Rachel Chandler, Lulu Buti, Lauren Remington Platt; Matthew Barney, Nate Berkus, Carlos Huber, Alejandro Santo Domingo, e Zani Gugelman.