ADEL – Agência de Desenvolvimento Econômico Local

Localização
Pentecoste, CE
Apoiado em
2014
Áreas atendidas
Desenvolvimento Socioeconômico

Néctar do Sertão

Incentivar o desenvolvimento comunitário e a conservação da natureza através da produção agroecológica de mel

Desde 2009, a Adel atua no desenvolvimento de estratégias de inclusão sócioprodutiva para mais de 400 jovens que vivem no meio rural na região da bacia do Rio Curu, no Ceará. Assim, ao promover condições de um futuro produtivo e digno para a juventude rural, evita a migração para capitais em busca de oportunidades e novas perspectivas de vida.

O projeto “Néctar do Sertão” vai contribuir para a estruturação da cadeia produtiva do mel de abelhas nativas da região, assessorando 30 jovens rurais e agricultores tradicionais a começar empreendimentos socioambientais comunitários de meliponicultura. O objetivo é promover a participação dos pequenos produtores rurais nos estágios mais avançados e rentáveis da cadeia produtiva do mel, como beneficiamento e processamento, além de fomentar atividades produtivas mais lucrativas e adequadas à região.

 

Com o apoio da Brazilfoundation, a organização vai realizar:

• 360 horas de visitas de acompanhamento;
• Criação dos planos de ação para cada empreendimento;
• Reuniões de mobilização e cursos de associativismo, técnicas de produção e comercialização de mel de abelhas nativas, agroecologia e economia solidária;
• Implantação de fundos rotativos solidários;
• Criar e manter uma rede regional de meliponicultores, estimulando a formação de uma cooperativa ou associação territorial como visão de longo prazo.

Impacto

Planos de Negócios elegíveis para investimento semente
30 jovens rurais iniciando empreendimentos para produção de mel
Criar e manter uma rede regional de meliponicultores

“A Adel sempre acreditou nos jovens como recursos valiosos e essenciais para transformar a realidade do semi-árido.” – Wagner Gomes, responsável pela organização