Instituto de Desenvolvimento Sustentável Amazônia Mais

Localização
Manaus, AM
Apoiado em
2019
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Rede de Guardiões da Floresta

Tecnologia e educação ambiental para fiscalização popular e denúncias de crimes ambientais no Amazonas

A extensão territorial do Amazonas e o reduzido corpo de fiscalização ambiental contribuem para impunidade de infratores e criminosos na região. Mas os crimes que passam despercebidos pelos órgãos fiscalizadores, não são ignorados pelos cidadãos que habitam o Estado.

O Amazônia Mais tem a missão de cooperar com o desenvolvimento sustentável da floresta, unindo tecnologia e empreendedorismo para mantê-la viva. Entre as ações de valorização e proteção local, criou o aplicativo “Meu Ambiente”, que recebe denúncias de crimes ambientais por cidadãos comuns e direciona aos órgãos competentes, e todas são acompanhadas pelo Ministério Público Federal.

O projeto vai capacitar moradores em educação ambiental, identificação de crimes e infrações ambientais, instruindo-os para cooperar com a fiscalização ambiental do Amazonas a partir do app. A ideia é formar a longo prazo a rede de guardiões da floresta, composta por moradores locais.

O apoio da BrazilFoundation vai possibilitar:

• Capacitar moradores de oito municípios em educação ambiental, noções de crimes, infrações e de fiscalização ambiental;
• Treinar os moradores para usar o app em todos as áreas do município;
• Atuar em escolas, universidades, centros comunitários e com as Secretarias do Meio Ambiente;
• Demonstrar in loco crimes e infrações ambientais na região;
• Acompanhar as redes formadas à distância.

Impacto

Cidadãos empoderados para proteger o meio ambiente no Amazonas
Tecnologia contribuindo para proteção e preservação ambiental
Moradores aptos a fiscalizar e denunciar infrações ambientais

“Com os Guardiões da Floresta teremos olhos e braços para apoiar a fiscalização ambiental no estado e dados para subsidiar políticas públicas na região.” – Equipe do Instituto