Associação Abraço Cultural
- Localização
- São Paulo, SP
- Apoiado em
- 2017
- Áreas atendidas
- Educação e Cultura
Abraço Cultural – Investindo para Integrar
Valorização e dignidade da cultura e da população refugiada no Brasil
Há quase 8.500 refugiados no Brasil – 25% na cidade de São Paulo. São pessoas vindas da Siria, Colômbia, Congo, Nigéria, Palestina e Angola que enfrentam desafios importantes, aprendizado do idioma local e geração de renda são algumas. Por preconceito e desconhecimento, algumas empresas hesitam em contratar refugiados e, com a crise econômica, esta resistência tende a se acentuar. Muitos refugiados se vêem em situação de trabalho análoga à de escravo e subempregos.
O Abraço Cultural propõe um mecanismo empreendedor para o engajamento de pessoas e cidades com a causa dos refugiados, ao mesmo tempo em que os empodera. Oferece ensino acessível de idiomas com cursos em média 30% mais baratos do que os tradicionais e bolsas de estudo para jovens de baixa renda, promovendo a inclusão de jovens pelo aprendizado de idiomas e a geração de renda para refugiados, que ensinam os idiomas e sua própria cultura.
Com o apoio da BrazilFoundation o Abraço Cultural propõe:
• Consolidar sua metodologia;
• Expandir para mais três cidades;
• Acolher 10 professores em cada uma e 50 alunos;
• Beneficiar 165 pessoas.
Impacto
10 refugiados com possibilidade de gerar renda
Valorização cultural e reintegração de pessoas refugiadas
50 jovens aprendendo novos idiomas e cultura
“Nossa meta é catalisar o processo de reintegração de refugiados no Brasil ao estender o número de famílias refugiadas atendidas. Somos o início de um processo de inserção digna dos refugiados.” – André Cervi, Fundador