Associação Cultural Filhos da Corrente

Localização
Paralheiros, SP
Apoiado em
2014
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Resgatando e Construindo Nossa Cultura

Capoeira e Cidadania: desenvolvimento integral de jovens na periferia de São Paulo

A região de Parelheiros, no extremo sul do município de São Paulo, apresenta altos índices de pobreza e violência. A população não tem acesso a equipamentos culturais, áreas de lazer e serviços de assistência pública, o que coloca principalmente jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. A Associação Cultural Filhos de Corrente foi criada em 1995 com o objetivo de promover o acesso à cidadania por meio de atividades esportivas e socioculturais, noções de direitos e garantias para a infância e adolescência, além da criação de vínculos para o desenvolvimento integral de jovens em situação de risco. A organização oferece oficinas de capoeira e atividades culturais e inclui jovens em liberdade assistida, encaminhadas pelo Conselho Tutelar.

Por meio da formação de instrutores de capoeira e de alunos em mediação de conflitos que agem como multiplicadores, a organização tem ampliado ainda mais seu trabalho. este projeto recebeu o Prêmio Incentivo da BrazilFoundation em 2013 e, devido aos bons resultados, terá a continuidade do apoio em 2014.

Com o apoio da BrazilFoundation in 2013, o projeto realizou:

• Ampliação das aulas de um para oito Centros Educacionais Unificados, aumentando o número de alunos de 60 para 1200;
• Desenvolvimento de habilidades motoras, sociabilidade e musicalidade;
• Formação de 20 alunos e instrutores de capoeira em noções de direitos e garantias para a infância e adolescência.

Impacto

Ampliação de 60 para 1200 alunos
Formação de 20 instrutores e alunos em direitos e mediação de conflitos
Tornou-se ponto de cultura

“A parceria entre a Filhos da Corrente e a BrazilFoundation rendeu muitos frutos e bons resultados. Graças a essa parceria conseguimos ampliar ainda mais o projeto.” – Renato Alexandre (Mestre Magrão), líder da organização