Associação dos Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância – AECCI

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2016
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Faça uma doação a este projeto pelo PayPal:





Juventude conquistando seus direitos

Capacitação de jovens e adolescentes para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil

As Olimpíadas de 2016 geraram uma série de investimentos em infraestrutura, hotelaria, obras de transporte e no setor imobiliário no Rio de Janeiro. No entanto, o grande número de turistas e os momentos festivos tiraram o foco dos impactos sociais negativos gerados por um evento como este, e recentes estudos apontam para intensa exploração sexual infanto-juvenil no entorno de canteiros de obras na cidade.

Fundada em 2011 por conselheiros e ex-conselheiros de direitos e tutelares, a AECCI desenvolve atividades para promoção Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Com o projeto, a organização pretende mobilizar adolescentes e jovens para o enfrentamento da violência sexual, fortalecendo e multiplicando atividades do Fórum Estadual da Juventude Carioca em Ação, um espaço de articulação política e formação técnica entre jovens.

Com o apoio da BrazilFoundation, a AECCI pretend:

• Capacitar 30 adolescentes sobre temas relacionados à exploração sexual e protagonismo juvenil em 10 encontros;
• Realizar três seminários sobre violência sexual abertos ao público e liderados pelos próprios jovens;
• Instrumentalizar jovens para participação em espaços de incidência política e para diálogo com órgãos governamentais e não governamentais;
• Criar canais de comunicação entre adolescentes e jovens que contribuam para mobilização qualificada dos conselhos, fóruns e redes de defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Impacto

30 adolescentes capacitados em 10 encontros
3 seminários contra exploração sexual
Formação comunitária e estímulo ao protagonismo jovem
“Este projeto compreende a importância da mobilização para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, e propõe que os seus fomentadores sejam adolescentes e jovens.” – Lúcio Taveira, AECCI