Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé

- Localização
- Porto Velho, RO
- Apoiado em
- 2019
- Áreas atendidas
- Desenvolvimento Socioeconômico
Casa de Farinha
Adequação da Casa de Farinha para impulsionar produção e aumento de renda de famílias indígenas
A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé atua junto à população indígena extrativista promovendo ações para proteção e manufatura dos recursos naturais de forma sustentável. As terras intituladas Sete de Setembro, localizadas entre Cacoal (RO) e Rondolândia (MT), abrigam cerca de 1.300 indígenas. O local sofre com invasões de madeireiros e garimpeiros que extraem as riquezas naturais do território, prejudicando as atividades de subsistência das famílias indígenas.
Os jovens locais não têm acesso fácil à formação profissional e ao mercado trabalho. Com isso, a produção de farinha de mandioca se mantém como a principal atividade econômica da aldeia e representa uma segurança alimentar aos indígenas que vendem o produto para comprar itens de necessidade básica. Com o apoio, a associação vai ajudar mulheres indígenas da aldeia Alto Jamari a aprimorarem o processo de produção da farinha para atender a demanda crescente pelo produto e aumentar a renda das famílias.
O apoio da BrazilFoundation vai possibilitar:
• Reformar uma casa de farinha na aldeia Alto Jamari;
• Adquirir equipamentos para casa de farinha;
• Oficina para adequação da produção de farinha às normas de higiene.
Impacto
Casa de farinha reformada e equipada
Famílias indígenas vendendo sua produção no mercado local
1300 indígenas sendo beneficiados
“Melhorar a produção de farinha significa ter mais tempo para defender a terra, com a certeza que terão alimento e renda para a família.” – Equipe da Associação