Associação Pemo

Localização
General Carneiro, Mato Grosso
Apoiado em
2012
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Criação de Peixe

O povo indígena bororo de Meri Ore Eda há muito perdeu sua autonomia e vive na dependência dos órgãos públicos e grupos religiosos. Estas entidades, detentoras dos recursos financeiros, tomam decisões que desconsideram a opinião e prioridades das comunidades indígenas. Na esperança de recuperar sua independência e o direito de decidir seu próprio destino, os bororo fundaram a Associação Pemo.

Criada pelos próprios indígenas, a Associação apoia, responde juridicamente e confere autonomia ao seu povo, o que vem permitindo maior efetividade na luta para os desafios que enfrenta. Nos últimos anos os bororo viram os peixes desaparecem de seus rios, em decorrência da pesca predatória, de projetos do governo, atividades dos fazendeiros vizinhos e o assoreamentos dos rios, ameaçando a segurança alimentar da população. Além do aspecto econômico, a carência do peixe na região ameaça de extinção a cerimônia cultural milenar – a festa do peixe – realizada pela tribo.

Com o apoio da BrazilFoundation a Associação Pemo construirá um tanque para a piscicultura local, melhorando a alimentação e permitindo a venda do excedente. Ainda será possível, com os valores arrecadados, a reforma da casa sagrada da tribo e realização da Festa que é tradição milenar do grupo.