Associação Ser Cidadão

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2017
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Acesso ao Ensino Técnico ou Superior

Oportunidades e inserção de jovens das comunidades de Santa cruz no ensino superior

O bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma região de ocupação residencial por meio da construção de conjuntos habitacionais e loteamentos. Entre as décadas de 60 e 80, o bairro sofreu um inchaço populacional, recebendo pessoas advindas de remoções de favelas. A região possui 370.604 moradores, segundo o Censo 2011, sendo mais de 73 mil entre 18 e 29 anos e um IDH que o coloca na 119ª posição entre os bairros do Rio de Janeiro. Muitos dos jovens são da chamada geração “nem nem”, que tem a desigualdade social e o acesso precário ao ensino formal ao longo de sua formação como os grandes geradores da estagnação que os levará para trabalho informal ou para subempregos.

O Ser Cidadão promove uma Educação Solidária que contribua com o desenvolvimento pessoal, profissional e social por meio de educação, cultura e capacitação profissional para adolescentes, jovens e adultos de comunidades com baixo investimento social. O Projeto vai promover a inserção no ensino superior de jovens das comunidades populares de Santa Cruz.

Com o apoio da BrazilFoundation o projeto pretende:

• Preparar 30 jovens entre 17 e 29 anos para acesso ao ensino superior, pós- médio técnico ou cursos profissionalizantes;
• Oferecer 675 horas de aula com matérias para o ENEM;
• Realizar oficinas que abordem temas como planejamento de carreira, desenvolvimento pessoal e social, diversidade, direitos e deveres, etnia e cultura.

Impacto

30 jovens acessando o ensino superior
Educação Solidária para desenvolvimento pessoal, profissional e social

“Este projeto modifica a vida de muitos jovens. Já tivemos 2.000 alunos por ano. Para um lugar de ocupação, é importante ressignificar o espaço da juventude.” – Letícia de Azevedo Monte, Liderança da Organização