Associação de Trabalhadores em Ofícios Vários, Carroceiros e Catadores de Material Reciclável – ATRACAR

Localização
Gravataí, Rio Grande do Sul
Apoiado em
2005
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Educação e Cultura para Crianças e Adolescentes

A ATRACAR é uma organização de catadores de lixo que busca capacitar e organizar esses trabalhadores com ocupações relacionadas ao processo de reciclagem em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. É comum que crianças e jovens filhos de catadores permaneçam uma parte do dia junto com seus pais nos lixões, catando lixo. Com o projeto “Educação e Cultura para Crianças e Adolescentes” apoiado pela BrazilFoundation em 2005, a ATRACAR pôde dar início a um trabalho que ampliou o atendimento educacional e cultural a 58 crianças e adolescentes da comunidade da Vila Pontilhão.

Inicialmente previsto para durar seis meses, o recurso possibilitou custear o projeto em mais de um ano e a formação de um grupo de oficineiros. O galpão proporcionou um espaço de estudo e cultura afastando as crianças e jovens do trabalho infantil e de situações de risco à saúde.

Em 2009 recebeu o Prêmio Direitos Humanos na categoria Enfrentamento à Pobreza, concedida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal e também Comenda da Ordem do Mérito do trabalho Getúlio Vargas, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.