Bom Senso Futebol Clube

Localização
Sao Paulo, SP
Apoiado em
2016
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Paz nos estádios

Campanha de advocacy para redução da violência no futebol

Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2015 revela que 76,6% dos brasileiros torcem por algum clube de futebol. São mais de 150 milhões de fãs do esporte, mas apenas 20 milhões frequentam estádios. A baixa adesão é explicada pela falta de segurança gerada pelo fenômeno das torcidas organizadas, que torna o futebol do Brasil um dos mais violentos do mundo, com inúmeros registros de brigas e mortes dentro e fora dos estádios.

O Bom Senso é um movimento que atua para a promoção e desenvolvimento do futebol brasileiro ‐ um dos maiores bens culturais do país. O projeto vai iniciar uma campanha de advocacy contra a violência presente nos estádios e torcidas organizadas, engajando os principais atores para transformar a campanha em um debate público e político.

O apoio da BrazilFoundation vai permitir:

• Mobilização do Ministério Público, Polícia Militar, Associação das Torcidas Organizadas,presidentes de clubes de futebol;
• Elaboração e defesa de uma política pública específica de diminuição da violência no futebol;
• Fomentar o compromisso da Confederação Brasileira de Futebol e Federações estaduais com as estratégias desenhadas.

Impacto

Elaboração de políticas públicas para diminuição da violência no futebol
Campanha de advocacy para combater a violência nos estádios

“Com manifestações em campo, o movimento foi capaz de mobilizar a opinião pública em torno das principais bandeiras para o início de uma profunda reforma no esporte.” – Ricardo Borges Martins, diretor do Bom Senso.