Fala Roça

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2017
Áreas atendidas
Negócios Sociais

Legalize o Fala Roça!

Consolidação da Agência de Comunicação Comunitária Fala Roça na comunidade da Rocinha

Segundo o Censo Empresarial da Rocinha de 2010, realizado pela EMOP, a Rocinha abriga mais de seis mil estabelecimentos, que vão desde salões de beleza, restaurantes, mini-mercados, lojas de materiais de construção, entre outros. Desse total, mais de 90% são informais e, a maioria deles, de alguma forma, ainda pecam na comunicação de suas ações para os próprios moradores.

Tendo em vista esse potencial, o Fala Roça pretende formalizar sua atuação e criar uma Agência de Comunicação que irá realizar consultorias de comunicação e trabalhar junto com os comerciantes para promover seus negócios. Ao mesmo tempo, com a regularização, os patrocínios e parcerias tenderão a ser maiores e irão possibilitar a criação de ações no campo da comunicação dentro da Rocinha, com projetos e eventos que vão impactar diretamente os moradores. A formalização do jornal também vai viabilizar a existência do jornal impresso.

Com apoio da BrazilFoundation, a organização vai realizar:

• Legalização do Fala Roça como uma agência de notícias;
• Qualificação e ampliação da equipe do Fala Roça com a participação em palestras, consultorias e reuniões;
• Implantação do Fala Roça Lab oferecendo consultoria de comunicação para os comerciantes da Rocinha.

Impacto

Impacto em 40 mil leitores do jornal Fala Roça
Assessoria em divulgação e comunicação para o comércio da Rocinha
Contribuição para o desenvolvimento da economia local

“O jornal Fala Roça tem sido entregue de casa em casa para milhares de moradores da Rocinha gratuitamente, visando ampliar o número de integrantes no jornal e disseminar o conhecimento.” – Equipe Fala Roça