Instituto de Pesquisa, Educação e Cooperação Internacional – Instituto Baoba

- Localização
- Rio Branco, AC
- Apoiado em
- 2020
- Áreas atendidas
- Educação e Cultura
Instituto Baoba
Capacitação de educadores sócio-ambientais da etnia Huni Kuin, povo Kaxinawá – produção de material didático como apoio à educação para a biodiversidade na Amazônia.
Desde os anos de 1980, membros do Instituto Baobá desenvolvem projetos de formação de professores e produzem material didático voltado para as culturas de comunidades indígenas em 9 estados. Facilitando a valorização destas múltiplas culturas buscam integrar novas gerações indígenas assegurando a sua sobrevivência na Terra Indígena. No projeto apoiado trabalham junto com o pesquisador Joaquim P. L. Kaxinawá na formulação de uma Base Curricular Comum envolvendo membros das comunidades indígenas, entre estes, os agentes de saúde, técnicos agroflorestais e professores da língua indígena (hãtxa kuin), sob orientação dos pajés, das parteiras e das tecelãs destas comunidades. Essa experiência piloto será viabilizada pela articulação entre comunidades Huni Kuin (povo Kaxinawá, família etnolinguística Pano) com instituições de ensino, grupos de pesquisa e secretarias municipais de educação.
Site: www.labintercult.com.br
Impacto
– Trabalhando com educadores Huni Kuin para a produção de material didático
– Implantando uma Base Curricular Comum nos municípios de Jordão e Thaumaturgo
– Gerando conhecimentos de agricultura familiar, aproximando o rural e o urbano, promovendo diálogos colaborativos e ações de mútuo suporte entre populações que buscam novas formas de se relacionar com a natureza – obtenção de uma alimentação saudável
– Produzindo e editando textos , CDs e DVDs na língua indígena (hãtxa kuin)
– Coordenando ações coletivas para conscientização de Direitos Humanos
2000 beneficiários
35 aldeias
40 educadores Huni Kuin
Testemunho
“Uma escola baseada na cosmogonia, ciências e língua materna [hãtxa kuin], visando à integridade sócio-cultural e a preservação da biodiversidade, segurança alimentar e gestão sustentável do território [Hui Kuin].”