IPTI – Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação

Localização
Santa Luiza do Itanhy - SE
Apoiado em
2014
Áreas atendidas
Educação e Cultura

CLOC (Criatividade – Lógica – Oportunidade – Crescimento)

Treinamento para raciocínio lógico e programação Java

Santa Luzia do Itanhy, um dos municípios mais pobres do Brasil, ocupa a posição 5.345 do ranking do IDH nacional, dentre 5.565 municípios. Conta com cerca de 13 mil habitantes, sendo 75% das famílias dependentes de programas assistenciais dos governos federal e estadual.

Desde 2009, quando transferiu sua sede de São Paulo para o Povoado do Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, o IPTI criou um modelo sistêmico de desenvolvimento baseado na relação entre arte, ciência e tecnologia. O desafio é conseguir mobilizar e criar oportunidades para adolescentes e jovens do município que hoje acabam buscando trabalho migrando para os grandes centros.

A organização foi apoiada pela BrazilFoundation em 2013 e beneficiou 270 alunos. Oito deles se formaram em linguagem Java e se tornaram aptos para ocupar posições ou abrir negócios num mercado em expansão e com inúmeras oportunidades.

Com o apoio da BrazilFoundation, o projeto vai possibilitar:

• 100 hs de capacitação nos diversos temas relacionados à programação em linguagem Java;
• 8hs de curso em montagem e manutenção de computadores;
• Criar oportunidades qualificadas de trabalho para adolescentes e jovens.

Impacto:

270 alunos beneficiados;
Ciência e tecnologia como ferramentas de desenvolvimento;
100 horas de curso.

“A mãe de um dos alunos sempre fica emocionada ao conversar com os professores. Ela agrade a oportunidade especial que o filho dela teve de se formar no projeto.” – Saulo Faria, coordenador do projeto