Instituto Espaço Sitiê de Meio Ambiente, Artes e tecnologia

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2016
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Faça uma doação a este projeto pelo PayPal:





Movimento Sitiê: agricultura urbana, reflorestamento e cidadania

Educação ambiental, integração e sustentabilidade no Vidigal

O Vidigal é uma comunidade do Rio de Janeiro onde moram aproximadamente 25.000 pessoas, a maioria jovens. A comunidade tem enfrentado grave descaso, com falta de serviços de saúde, educação, coleta de lixo, e infraestrutura básica, além de poucos espaços públicos verdes.

O Sitiê nasceu do esforço de dois moradores do Vidigal para limpar uma área abandonada que acumulava lixo há mais de 20 anos. Foram 16 toneladas de lixo retiradas, vários objetos reutilizados para a construção de sua estrutura transformando o local em um espaço de lazer e para a educação ambiental da comunidade. Sua missão é criar valor e produzir legados intergeracionais por meio da transformação de áreas degradadas em espaços públicos verdes, promover educação, democracia, empreendedorismo, artes, cultura, tecnologia e design.

Com apoio da BrazilFoundation, o Sitiê propoe:

• Expandir 4.500 m2 da área do parque (aumento de 53%), com dois novos viveiros de mudas e caixa de composto;
• Expandir as atividades de ecoturismo do parque com suas trilhas;
• Oferecer 12 oficinas para 300 crianças, pais e residentes em reflorestamento, agricultura urbana, paisagismo e design com materiais reciclados.

Impacto

300 pessoas participando de oficinas socioambientais
Expansão de 4.500 m2 da área do parque
Fortalecer o ecoturismo na comunidade

“Nossa visão é ver o Sitiê liderar a transformação do Vidigal na primeira favela integrada, sustentável e resiliente do mundo.” Pedro Henrique de Cristo, fundador, Parque Sitiê