Instituto Movimento e Vida

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2017
Áreas atendidas
Saúde

Projeto Paloma

Promover saúde através da Fisioterapia para moradores do Complexo do Alemão

O Complexo do Alemão, segundo dados do IBGE do Censo de 2010, possui aproximadamente 65.000 habitantes que convivem com grandes dificuldades e limitações, tanto nos setores financeiro, social, cultural e principalmente com grande carência na área da saúde.

O Projeto Paloma oferece atendimento fisioterapêutico gratuito para moradores do Complexo do Alemão e entorno. Desde 2007, foram mais de 8 mil pessoas atendidas, todas encaminhadas pelas unidades de saúde da região.

Com ajuda da comunidade e comerciantes locais, uma clínica completa foi construída para aumentar os atendimentos e oferecer um serviço de qualidade. O Instituto Movimento e Vida conta hoje com salas para tratamento adulto e infantil, para pessoas com câncer, banheiros adaptados, espaços de leitura, informática e jogos voltados para o estímulo neurológico, além de todos os equipamentos necessários para os tratamentos.

Com o apoio da BrazilFoundation, o instituto propõe:

• Iniciar os atendimentos no novo espaço adaptado e completo para os tratamentos;
• Atender aproximadamente 100 pessoas por dia com assistência fisioterapêutica completa: RPG, neurológica, ortopédica, reumatológica e respiratória;
• Ser um centro de referência na cidade no atendimento fisioterapêutico;
• Promover um maior grau de independência para as atividades da vida diária, lazer e profissional.

Impacto

Atendimento fisioterapêutico gratuito e de qualidade
100 atendimentos gratuitos por dia
Centro de fisioterapia para moradores do Complexo do Alemão

“Promover saúde através da Fisioterapia, com um atendimento de qualidade, realizado de forma gratuita, com dedicação e amor para a comunidade do Complexo do Alemão.” – Mônica Cirne, fundadora do Instituto