Mama Ekos

Localização
Maués, AM
Apoiado em
2018
Áreas atendidas
Saúde

Casa Mama Ekos

Integração de conhecimentos de parteiras e profissionais de saúde para uma maternidade mais saudável e segura na região amazônica

Com mais de 60 mil habitantes, Maués tem sua população dividida entre urbana e rural, esta composta por aldeias e comunidades que enfrentam seviços de saúde altamente precários. Distância, deslocamento de barco e alto custo de combustível aumentam a vulnerabilidade, agravada durante a gestação e maternidade: violência obstétrica no parto, cesáreas desnecessárias e falta de apoio pós-parto.

Mama Ekos atua para proporcionar uma maternidade mais segura e saudável com acesso a conhecimentos e prevenção de enfermidades. Integra saberes de parteiras e cuidadores ao conhecimento de profissionais da saúde, atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para oferecer assistência humanizada com respeito à ancestralidade e à cultura local.

As atividades da Mama Ekos vêm tecendo uma rede comunitária por meio de encontros, cursos e vivências colaborativas. O projeto propõe a construção da Casa Mama Ekos, espaço para melhorar o atendimento às gestantes, suas famílias e comunidades.

Com o apoio da BrazilFoundation, Mama Ekos propõe:

• Usar técnicas de permacultura, agroecologia e saberes indígenas e local para a construção da Casa;
• Desenvolver uma horta medicinal comunitária;
• Realizar atividades educativas de saúde e energias renováveis.

Impacto

Integração de saberes entre parteiras e profissionais de saúde para a maternidade
Construir um espaço de referência em parteria tradicional e medicinas naturais
Diminuição da violência obstétrica na região amazônica

“Estamos dispostos a abraçar a maternidade com integralidade, troca e respeito em oportunidades para todos e convívio em comunidade.” – Equipe Mama Ekos