Pimp My Carroça

Localização
São Paulo, SP
Apoiado em
2015
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Pimp My Carroça

Atendimento gratuito de saúde e valorização da atividade de catadores de materiais recicláveis em São Paulo

A atividade de catador de materiais recicláveis constitui-se, há mais de 50 anos, como alternativa de sobrevivência para milhares de cidadãos que encontram-se à margem dos espaços formais de convivência, produção e integração social.
Estima-se que mais de 70 mil catadores de recicláveis atuem nas áreas urbanas do país, invisíveis aos olhos da sociedade que não reconhece o importante trabalho ambiental realizado por eles.

O Pimp My Carroça visa valorizar esta categoria por meio do engajamento da sociedade em ações de atendimento público e gratuito aos catadores autônomos.
São realizados mutirões ou atendimentos individuais nas áreas de saúde, psicologia e estética. O projeto também proporciona reformas estruturais nas carroças, que são repaginadas nas mãos de grafiteiros e se tornam obras de arte
ambulantes pelas cidades.

 

Com o apoio da BrazilFoundation, o projeto irá realizar:

• Atendimento para 48 catadores na área de segurança, saúde e bem-estar;
• 3 grandes eventos de valorização dos catadores;
• Distribuição de kits com camiseta, capa de chuva personalizada, meias, tênis e luvas emborrachadas;
• “Pimpada” em carroças composta por reforma estrutural e acoplagem de itens de segurança: espelhos retrovisores, fitas reflexivas e buzina.

 

IMPACTO

  • 48 catadores de recicláveis atendidos por ano;
  • 48 carroças “pimpadas”;
  • 3 eventos realizados.

“A reciclagem é uma urgência para a saúde do mundo, uma pauta que merece destaque e ideias criativas para ser incluída no cotidiano das pessoas!”- Thiago Mundano, artista grafiteiro e ativista, criador do projeto