Pimp My Carroça

Localização
São Paulo, SP
Apoiado em
2014
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Pimp My Carroça

Valorização de trabalho de Catadores de Lixo autônomos enquanto agentes ambientais

O Brasil produz uma média de 401,5 kg de lixo/ano por brasileiro. Atualmente, 90% de toda a reciclagem é resultado da coleta de catadores, segmento ainda marginalizado no país. Um estudo recente do IPEA revelou que mais de 380 mil pessoas se declararam catadores em todo país – na cidade de São Paulo, são cerca de vinte mil.

O projeto nasceu do sonho do artista grafiteiro e ativista Thiago Teixeira, o “Mundano”, de valorizar o trabalho de catadores autônomos como agentes ambientais e discutir sobre reciclagem e reaproveitamento de recursos. Mundano descobriu no grafite uma ferramenta de reflexão e sensibilização sobre os problemas urbanos e passou a usar as carroças de catadores como suporte para suas “obras-protestos”.

As pinturas promovem a maior interação das pessoas com os trabalhadores que começam a atuar como multiplicadores de ideias de sustentabilidade e justiça social. O projeto se tornou coletivo pelo crowdfunding e realizou a primeira edição do Pimp My Carroça, um grande evento que mobilizou um público de cerca de 2.000 pessoas. A ideia tem enorme potencial de multiplicação e há demanda de muitas cidades do Brasil e da América Latina para realizar o evento.

 

Com o apoio da BrazilFoundation, o Pimp My Carroça pretende:

• Estruturar e divulgar melhor o canal de crowdfunding;
• Contratar uma equipe para o gerenciamento do canal, mobilização e captação de recursos;
• Dobrar o número de catadores apoiados pelo Canal;
• Atingir mais estados do país.

Impacto

20 catadores apoiados
Ampliação do projeto para outros estados

“A reciclagem é uma urgência para a saúde do mundo e uma pauta que merece destaque e ideias criativas para que se torne mais sistêmica em nossas práticas e cotidiano.”- Mundano, líder do Pimp My Carroça