Reciclarte – Espaço Cultural da Grota

Localização
Niterói, RJ
Apoiado em
2015
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Faça uma doação a este projeto pelo PayPal:




Formação em Música no Espaço Cultural da Grota

Formação musical para integrar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

A comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, é um local cercado pela violência que oferece poucas oportunidades para crianças e jovens. Com baixa escolaridade, reduzida perspectiva de vida e de trabalho, os moradores da região acabam se sujeitando a subempregos.

Há 20 anos o Espaço Cultural da Grota é um ponto de acesso à cultura e à educação musical na região. O intuito da organização é proporcionar formação musical técnica e encaminhar os alunos para o curso superior. Com a possibilidade de trabalhar como professores de música ou músicos, muitos beneficiários do projeto encontram a oportunidade de uma vida melhor. Aproximadamente 90% dos alunos que concluíram a formação técnica musical até hoje conseguiram ingressar na universidade.

Com o apoio da BrazilFoundation, o projeto pretende:

• Proporcionar o acesso à cultura para crianças e jovens em área de vulnerabilidade;
• Estimular a formação musical como uma possibilidade de geração de renda no trabalho como músico ou professor de música.

IMPACTO

• Formação musical de 105 alunos;
• Prática de orquestra para 40 alunos de nível avançado;
• 500 jovens e crianças que frequentam o local beneficiadas indiretamente.

“Na arte todos somos iguais. Não importa a cor, nem a posição social. Com qualificação educacional e cultural é possível conquistar cidadania plena.”- Carlos Farah, coordenador de núcleos da organização